Há mais 76 mortes e 7.627 novos casos de infeção em Portugal pelo novo coronavírus. São estes os dados divulgados esta quinta-feira, 31 de dezembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no novo boletim epidemiológico.

A China anunciou esta quinta-feira, 31, que vai avançar com a comercialização de uma vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela farmacêutica estatal Sinopharm e a subsidiária Instituto de Produtos Biológicos de Pequim. É a primeira aprovação de uma vacina desenvolvida na China, após esta demonstrar 79,34% de eficácia.

"Os benefícios conhecidos e potenciais desta vacina superam os riscos conhecidos e potenciais", afirmou o número dois da entidade reguladora chinesa, Chen Shifei, em conferência de imprensa.

Estado de emergência é aprovado e dura até 7 de janeiro
Estado de emergência é aprovado e dura até 7 de janeiro
Ver artigo

Já no que diz respeito a Portugal, a vacinação continua, bem como o estado de emergência. Contudo, segundo o jornal "Observador" o estado de emergência que entra em vigor a 7 de janeiro vai estar em vigor apenas uma semana, até 15 de janeiro — período que marca a primeira semana das Presidenciais. A proposta de renovação do estado de emergência vai ser apresentada aos partidos na próxima segunda-feira, 4 de janeiro, no Palácio de Belém.

Para 12 de janeiro está marcada uma reunião do Infarmed que será decisiva para avaliar se a partir de 15 de janeiro haverá um alívio de medidas ou um novo estado de emergência (que voltará a ser de 15 dias).