Portugal regista já 13.141 infetados e 380 mortos com o novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta quarta-feira, 8 de abril. Estes números representam um aumento de 699 infetados e de mais 35 vítimas mortais nas últimas 24 horas.
Segundo o boletim disponibilizado no site oficial da DGS, estes números representam uma subida de 5,6% no número de infetados.
Os novos dados surgem um dia depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) apelar a todos os países afetados para que não levantem com demasiada antecedência as medidas de contenção que têm sido adotadas.
O medo é que o surto possa ressurgir, mesmo numa altura em que parece estar controlado, especialmente em Portugal — onde se debate agora sobre a possibilidade de o pico do contágio já ter sido ultrapassado. No entanto, e depois de esta hipótese ter estado em cima da mesa, sabe-se agora que as escolas não vão abrir após as férias da Páscoa, apurou o jornal "Público".
A decisão já estará tomada e deverá ser comunicado por António Costa ao país ainda esta quarta-feira, segundo adiante o mesmo jornal.