Portugal regista já 18.841 infetados e 629 mortos com o novo coronavírus. São estes os novos dados avançados pela Direção Geral de Saúde (DGS) no boletim epidemiológico desta quinta-feira, 16 de abril. Estes números representam um aumento de 750 infetados e de mais 30 vítimas mortais nas últimas 24 horas.
Apesar de depositarmos a esperança para o fim da pandemia nas mais de 100 vacinas que estão a ser desenvolvidas, uma vez descoberta, não significa que chegue a toda a população, de acordo com o jornal "The Guardian". A razão é a mesma que vimos acontecer com o tratamento para a SIDA que surgiu em 1996, mas cujo preço tornava o seu acesso limitado.
Com a vacina para a COVID-19 a história pode repertir-se já que as vacinas são no fundo um negócio para as empresas farmacêuticas que lutam pelas patentes que conferem retorno pelo investimento na investigação e desenvolvimento das vacinas — refletindo-se no preço.
Melhores notícias chegam por parte da plataforma Uber que vai oferecer a profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 17 mil viagens, 5 mil refeições gratuitas (dos restaurantes disponíveis na Uber Eats) e 5 mil ofertas da taxa de entrega, como forma de reduzir a pressão sobre os profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus.