Todos os eventos religiosos com presença física de várias pessoas estão suspensos devido à COVID-19, por isso, um sacerdote da Guarda, seguindo o exemplo de outros padres, decidiu espalhar pelos bancos da igreja fotografias de paroquianos da Comunidade Interparoquial de São João Paulo II.

O padre António Martins publicou no Facebook a iniciativa de forma a incentivar paroquianos a enviarem-lhe uma fotografia individual ou da família para colocar na missa de domingo, comprometendo-se a imprimi-las e a colocá-las nos bancos da igreja. No total já recebeu cerca de 150 fotografias.

COVID-19. Quem está imune ao vírus? A vacina está próxima?  Como está a ser estudado o novo coronavírus
COVID-19. Quem está imune ao vírus? A vacina está próxima? Como está a ser estudado o novo coronavírus
Ver artigo

Segundo palavras do sacerdote, publicadas no "Jornal de Notícias", que cita a Agência Lusa, "a ideia não é totalmente original" mas o padre decidiu exercê-la porque lhe custa "muito celebrar (a eucaristia) sozinho." Com as fotografias, António vai conseguir imaginar as pessoas e recordar alguns lugares onde habitualmente se sentam.

O padre António Martins disse ainda que os paroquianos se sentem "de alguma forma contentes" por terem as suas fotografias na paróquia.

Enquanto não houver missas devido à pandemia, o padre admite transmitir algumas das suas celebrações online ou publicar alguns momentos em vídeos na internet.