São os dois atores, têm 27 anos de diferença de idade, estão casados há oito e acabam de ver nascer a primeira filha, Lua, este sábado, 30 de março. O casal Sara Barradas e José Raposo utilizou o Instagram para dar as notícias aos seus seguidores.
“A nossa LUA nasceu hoje às 00h20. Tem 48,5 cm e pesa 3,030 quilos. Bem-vinda meu amor! Estávamos ansiosos à tua espera, com todo o amor do mundo para te dar!”, escreveram ambos os atores na legenda da primeira fotografia a três.
O nome da primeira filha já estava combinado quase desde o dia que se conheceram, há nove anos, mas só o revelaram no dia de nascimento da criança.
Foi uma novela que os juntou
Sara Barradas e José Raposo estavam os dois a trabalhar na mesma novela, “Espírito Indomável”, que começou a ser transmitida a 31 de maio de 2010, na TVI. A novela era protagonizada por Vera Kolodzig, que fazia o papel de Zé Gomes, Diogo Amaral, que tinha a seu cargo a personagem Rafael Figueira, e João Catarré, que interpretava João Monteiro Castro.
Sara desempenhava o papel de Cláudia Ramos e José Raposo o de Rogério Meireles. As personagens pertenciam a núcleos diferentes da história, por isso os atores cruzavam-se poucas vezes.
Uns meses depois de as gravações terem começado, os atores conheceram-se. “Eu estava no meu camarim, ele passou e perguntou se era eu quem estava lá dentro”, revela Sara Barradas numa entrevista a Júlia Pinheiro no ano passado. “A Maria João (ex-mulher) já conhecia a Sara e os meus filhos também e diziam que ela era uma excelente atriz. Naquele dia passei pelo camarim dela e apresentei-me”, revelou o ator na mesma entrevista.
Uns cafés e almoços depois, os dois atores começaram a namorar — mas não sem antes Sara ter tomado iniciativa: ia para o estúdio onde estava Raposo, mesmo sem ter cenas para gravar.
A diferença de idades e o escrutínio nas redes sociais
Por terem uma diferença de idades tão grandes, Sara Barradas estava com receio das reações da família. “Reagiram todos bem. A minha mãe e até os meus avós”. O primeiro contacto entre a família da atriz e o ator foi numa ida ao teatro, com José Raposo em cima do palco. Seguiram-se almoços e jantares.
“O Zé foi muito bem recebido lá em casa. Como eu fui muito bem recebida em casa dele”, confidencia Sara. Por já ser amiga dos filhos de José Raposo foi mais fácil, e até a relação com a ex-mulher do marido é tranquila. “Eu e a João vivemos 23 anos juntos, por isso claro que ficou a amizade”, confirma José Raposo.
José Raposo e Maria João Abreu casaram-se em 1985 e separam-se em 2008. Da relação nasceram dois rapazes: Miguel Raposo, em 1986, e Ricardo Raposo, em 1992. Este último conta já com dois filhos, Matias e Noah. A dinâmica familiar é tão pacífica que os netos de José Raposo chamam avó à jovem atriz.
O que não esperavam era o escrutínio da sociedade: por um lado houve um divórcio mediático entre José Raposo e Maria João Abreu, por outro havia a questão de diferenças de idade.
“Nós só tivemos mais noção das coisas quando abrimos as nossas redes sociais e nos apercebemos que as pessoas podem ser más”, revela Sara Barradas. Comentários depreciativos sobre a relação dos dois é uma constante na vida dos atores.
Apesar disso, já conseguem desvalorizar essas situações: “Já nos fez mais confusão, agora tentamos só não ligar”, revelam na entrevista a Júlia Pinheiro em dezembro do ano passado.
O casamento em segredo
Sara Barradas e José Raposo casaram-se em segredo em Lisboa no dia em que a atriz fazia 21 anos, a 30 de novembro de 2011.
Foram poucas as pessoas a estarem presentes no enlace. Foi o caso de Maria João Abreu, ex-mulher de Raposo, e o namorado, os dois filhos do ex-casal, Miguel e Ricardo, e ainda Carla Andrino com o marido, Mário Rui. Da parte da noiva estava presente a mãe, Felisbela Dias. O pai, António Barradas, não compareceu.
Conforme foi noticiado pelo site “Sapo Lifestye”, o ator terá enviado uma mensagem aos amigos a dar conta da novidade. “Já casei. Estou muito feliz”.
As alianças foram desenhadas por Eugénio Campos e o vestido da noiva foi comprado em Londres durante uma viagem.
Não tinha passado um ano desde esta data quando Sara Barradas deu a notícia no seu Facebook de que o casal se iria separar. “Eu e o José acabámos… Não aguentava mais esta pressão! E ele também já não tinha pressão para mim! Beijinhos, SB”, escreveu Sara em junho de 2012.
A revista “Caras” noticiou que alguns fãs começaram a comentar a veracidade da publicação. Mas a atriz desfez as dúvidas: “Não! Sou mesmo eu”. No mesmo dia, mais tarde, Sara voltou a deixar uma mensagem aos seus seguidores: “Obrigada pelo apoio”.
A separação durou pouco, uma vez que, a 30 de dezembro do mesmo ano, José Raposo e Sara Barradas dão uma entrevista à mesma revista sobre o “maravilhoso” primeiro ano de casados. Na conversa afirmam que o casamento não mudou nada na relação entre os dois e que planeavam ter filhos em conjunto.