O nadador português Diogo Ribeiro acaba de conquistar a segunda medalha de ouro nos Mundiais a decorrer no Catar. Este sábado, 17 de fevereiro, conseguiu o título de campeão mundial na prova dos 100 metros mariposa e conquistou um novo recorde nacional.

Diogo Ribeiro conseguiu vencer a prova em 51,17 segundos. Na segunda-feira, já tinha conseguido o título mundial nos 50 metros mariposa, assim como recorda o "Sapo Desporto". O nadador do Benfica encontra-se, de momento, a competir em Doha, no Catar.

6 coisas que não sabia sobre Diogo Ribeiro, o fenómeno português que é campeão do Mundo de natação
6 coisas que não sabia sobre Diogo Ribeiro, o fenómeno português que é campeão do Mundo de natação
Ver artigo

Foi a 24 de julho de 2023, em Fukuoka, no Japão, que o atleta se tornou vice-campeão mundial dos 50 mariposa. A prova foi renhida e o atleta acabou-a em 22.80 segundos, ficando atrás apenas do italiano Thomas Ceccon (22.68) e à frente do francês Maxime Grousset (22.82).

Diogo Ribeiro nasceu em 2004 e é natural de Coimbra – e foi lá que o amor pela natação começou a crescer. Apesar de não ter nenhum familiar com ligações profissionais a esta modalidade, tinha ainda poucos meses de vida quando começou a frequentar aulas de natação.

Em 2021, reforçou a natação do Benfica e foi integrado no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor. "Atribuo 100 por cento de importância à comida da mamã. Faz muita diferença porque a alimentação é das coisas mais importantes para competição", disse, quanto ao seu sucesso, em declarações ao "Maisfutebol".