As discotecas e bares de Portugal Continental vão estar encerrados de 26 de dezembro a 9 de janeiro. A medida é avançada pela RTP, mas esperam-se outras para conter a pandemia em Portugal numa altura em que se festeja o Natal e Ano Novo e aumentam as infeções com a variante Ómicron no País.

Mais medidas de contenção vão ser tomadas na reunião de Conselho de Ministros desta terça-feira, 21 de dezembro, que foi marcada de urgência, em vez de se realizar na quinta-feira, como é habitual.

Lisboa alarga testagem à COVID-19: pode fazer um teste gratuito a cada três dias
Lisboa alarga testagem à COVID-19: pode fazer um teste gratuito a cada três dias
Ver artigo

"Esta antecipação resulta das propostas recebidas pelo grupo de epidemiologistas que têm apoiado o Executivo. Como são medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação", justificou uma fonte do Executivo à agência Lusa, citada pelo "Diário de Notícias".

Espera-se que, no fim da reunião, o primeiro-ministro, António Costa, fale ao País para revelar quais as novas medidas de contenção. Sabe-se que em cima da mesa está ainda o teletrabalho obrigatório a partir de dia 27 de dezembro (e não apenas na semana de contenção entre 2 e 9 de janeiro), alargamento do prazo para as trocas e devoluções de presentes de Natal e das situações em que será necessária testagem obrigatória.