A forte chuva que caiu um pouco por todo o País este sábado, 7 de janeiro, fez fortes estragos no Porto. Os intensos aguaceiros provocaram várias inundações na cidade, com ruas, habitações e lojas a ficarem alagadas. Houve várias vias encerradas ao trânsito e a linha amarela do metro da cidade chegou a estar suspensa.
Segundo o "Público", o vice-presidente da câmara do Porto, Filipe Araújo, reforçou que está a ser investigada a possível ligação entre as obras do metro e as inundações, e admite que terão de ser feitos ajustes às obras daqui para a frente.
Este domingo, a chuva continua por todo o País. No norte e centro prevêem-se aguaceiros, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), por vezes de maior intensidade, até ao final da tarde, com ocorrência de trovoada no litoral norte, mas o cenário ficará um pouco mais ligeiro no Porto durante o período da tarde, onde se prevê que a chuva perca intensidade e frequência.
O IPMA informou também que as zonas norte e centro de Portugal continental vão estar sob aviso laranja devido à chuva e agitação marítima. Os distritos abrangidos pelo aviso são Aveiro, Braga, Viseu, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.
Para os distritos de Aveiro e Viseu, o aviso laranja por causa da precipitação é entre as 9 horas e as 15 horas . Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso até às 12 horas.