Manuel Duarte, um homem de 58 anos, proprietário da loja de náutica recreativa Aquajet, morreu este domingo, 3 de maio, na praia da Carruagem, em Belinho, no concelho de Esposende, a tenta resgatar do mar a filha e a sua amiga, ambas adolescentes.
As duas jovens ficaram em perigo no momento em que foram apanhadas pela corrente, explica ao jornal "O Minho" Júlio Melo, adjunto do comando de bombeiros de Esposende. "O senhor tentou ir socorrê-las, mas não conseguiu. Quem acabou por tirar as miúdas foi um popular que, com recurso a uma estrutura de madeira, conseguiu puxá-las."
Manuel Duarte desapareceu no mar, para só ser avistado mais tarde, pela altura em que os meios de socorro já se encontravam no local, com os Bombeiros de Esposende, a Polícia Marítima, a Cruz Vermelha de Marinhas e a Guarda Nacional Republicana (GNR) encarregues das buscas.
"Foi transportado para o Hospital de Viana, porque não havia carro médico disponível do INEM. Fomos em manobras de suporte básico de vida até ao hospital, onde depois foi confirmado o óbito na urgência”, adianta o adjunto.
Júlio Melo chama a atenção para o facto de a Praia da Carruagem não ser muito frequentada, porque "é uma praia com muita pedra". O adjunto destaca ainda que as praias ainda não estão vigiadas, porque a época balnear ainda não começou.
De qualquer forma, esta em que decorreu o acidente não é vigiada. “Em plena época estival, aquela é uma praia não vigiada. As pessoas devem procurar praias onde haja vigilância”, aconselha Júlio Melo.