Duas portuguesas morreram e vários outros turistas portugueses ficaram feridos num acidente de autocarro na Namíbia. A morte das mulheres, que estavam na casa dos 70 anos e viviam em Leça da Palmeira, foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros esta quarta-feira, 24 de abril, segundo o "Correio da Manhã".
O acidente, que foi grave, aconteceu no Vale de Kuiseb, a caminho das maiores dunas de areia de Sossusvley. Este ocorreu entre as 15 e as 16 horas (hora local, o que significa que era menos uma hora em Portugal) e a imprensa local refere que o autocarro terá embatido num "minibus", capotando e chocando ainda num jipe de caixa aberta.
Em causa terá estado um problema com os travões de um dos autocarros, que agora está a ser investigado. O autocarro turístico transportava, entre outras nacionalidades, 22 turistas portugueses. Os consulados de Portugal e da Namíbia já falaram entre si, as famílias das turistas que ficaram sem vida já foram contactadas e o processo de transladação vai realizar-se normalmente.
As vítimas feridas, que são 16 até ao momento, segundo o "Público", foram levadas para um hospital privado na região – e várias têm algumas partes do corpo deslocadas, das quais os ombros são exemplo. A vítima mais nova do acidente tem 42 anos, embora grande parte dos portugueses afetados esteja na casa dos 70 anos. Além disso, a maioria é do sexo feminino.
Quatro portugueses já tiveram alta e há ainda 10 casos com ferimentos ligeiros. Além disso, segundo José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, citado pela mesma publicação, "haverá uma terceira pessoa que terá morrido, mas não tem nacionalidade portuguesa". Contudo, até ao momento, a nacionalidade é desconhecida.