Portugal ganhou 16 medalhas no Concurso Internacional de Azeite de Nova Iorque ( NYIOOC), um dos mais importantes do mundo. Foram oito medalhas de ouro e oito medalhas de prata para azeites portugueses, que passam agora a integrar a lista deste concurso, que forma o guia oficial das melhores marcas de azeite virgem extra do ano.

Os azeites Casa de Santo Amaro Premium e Grande Escolha receberam medalhas de ouro do NYIOOC. Esta casa mereceu ainda uma medalha de prata pelo Casa de Santo Amaro Prestige. Os azeites Monterosa, de Moncarapacho, no Algarve, mereceram quatro medalhas, duas de ouro pelo Monterosa Picual e Monterosa Cobrança, e ainda duas de prata, pelo Monterosa Selection e Monterosa Maçanilha.

Fomos conhecer a nova linha de azeites e vinhos de Dolores Aveiro
Fomos conhecer a nova linha de azeites e vinhos de Dolores Aveiro
Ver artigo

Quanto à alentejana Herdade do Esporão, foi galardoada com três prémios pelos produtos Esporão Biológico Olival dos Arrifes, Herdade do Esporão Cordovil e o Herdade do Esporão Selecção. 

Os azeites Bare Superior, da Bare Foods, e o Carm Grande Escolha, da Carm também receberam medalhas de ouro. Ficam ainda por referir as galardoados azeite Saloio, da Est Manuel da Silva Torrado & Cª, Vale da Arca Premium, da Herdade Vale da Arca, e Carm Premium, da Carm.