Xavier Rodrigues, um estudante português de 18 anos, morreu esta terça-feira, 12 de abril, em Marina D'or, Espanha, local onde se encontrava em viagem de finalistas com o Agrupamento de Escolas de Cister. O jovem era filho do presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues. A autarquia já lamentou a situação e endereçou os seus pêsames ao presidente e respetiva família.
O jovem sentiu-se mal por volta das 5h00 da manhã, de acordo com a CNN Portugal, no quarto do Hotel Grand Duque, onde estava instalado. Os meios de socorro do local prestaram-lhe assistência, mas acabou por ter de ir para o hospital, onde terá morrido de ataque cardíaco.
Xavier Rodrigues estava acompanhado pelo irmão gémeo e por outros colegas com quem partilhava o quarto de hotel no momento em que se sentiu mal. Sabe-se que o jovem, natural de Alcobaça, tinha um problema oncológico há alguns anos, apesar da sua situação clínica atual ser estável, adiantou o "Jornal de Notícias".
A mesma fonte adiantou que, face às circunstâncias, os alunos finalistas anteciparam num dia o regresso a Portugal e vão receber apoio psicológico por parte da escola, onde Xavier Rodrigues estudou desde o pré-escolar até ao 12.º ano.
O finalista de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária D. Inês de Castro era aluno do quadro de excelência, de acordo com o "Jornal de Notícias". Partilhava turma com o irmão gémeo e tinha ainda um irmão mais velho.