O incêndio rural que teve início na terça-feira, 12, em Gambelas, Faro, continua a alastrar-se. Neste momento, circunda a área da Quinta do Lago, em Almancil, concelho de Loulé.
Richard Marques, Comandante Operacional Distrital, diz que “há pessoas a serem deslocadas preventivamente”, comunicou à Lusa, citada pela “Visão”. Assim, além dos pertences, tentam salvaguardar-se as vidas dos residentes ou turistas da Quinta do Lago.
Há também, segundo o comandante das operações, uma grande coordenação de meios no sentido de dominar as chamas. Centenas de operacionais, desde GNR a bombeiros, foram mobilizados e contam com o apoio de mais de uma centena de veículos e meios aéreos.
Ainda que, durante a noite, o fogo tivesse ficado estabilizado, o quadro meteorológico foi “muito desfavorável”, segundo o comandante, o que propiciou o alargamento da área que as chamas continuam a consumir.
Há 32 incêndios ativos em território nacional na tarde desta quarta-feira, 13 de julho: os mais preocupantes são em Leiria (Vale da Pia e Caranguejeira) e Faro (Montenegro). Esta manhã, o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil também destacou os incêndios da Cumeada e Espite, no concelho de Ourém, que estão em resolução desde as 3h. Assim como o incêndio em Serpa, no distrito de Beja.