A vida noturna na rua dos bares na Oura, em Albufeira, no Algarve, tem dado que falar devido aos excessos que lá acontecem. No último fim de semana, uma dezena de britânicos, que estavam numa despedida de solteiro, passearam pela via pública completamente nus e simularam posições sexuais em balcões de alguns estabelecimentos.
Esta situação indignou moradores e outros turistas, que se sentiram ofendidos. A GNR foi chamada ao local após ter recebido uma queixa por importunação sexual, mas já não apanhou o grupo em flagrante, segundo a TVI. Contudo, foram identificadas oito pessoas entre os 35 e os 50 anos, e o caso foi comunicado ao Ministério Público.
“Estas figuras tristes e desrespeitosas constituem uma vergonha e um atentado ao pudor”, disse uma moradora que denunciou o ocorrido ao “Correio da Manhã”, acrescentando que considera que “os donos dos bares devem ser multados ou castigados para que isso não volte a acontecer”, exigindo que se tome “uma atitude”.
Os excessos vividos na Oura já levaram a que alguns empresários proibissem a entrada de pessoas visivelmente embriagadas ou sem roupa nos bares. “Não permitimos este tipo de comportamentos em nenhum dos nossos estabelecimentos e temos as proibições afixadas à entrada”, revelou Vítor Almeida, gerente do restaurante Fredis, do grupo Simolpro, ao jornal.
Depois do ocorrido, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, revelou que já teve “uma reunião com empresários de restauração e turismo a fim de os sensibilizar para a necessidade de serem os próprios a não permitir excessos nos seus estabelecimentos”, considerando que deve existir a “imposição de restrições aos estabelecimentos prevaricadores e ainda a criação de um código de conduta no espaço público”.
Além disso, de forma a que haja mais controlo e segurança nas zonas onde os turistas mais se concentram, vai ser instalado um sistema de videovigilância composto por 70 câmaras na rua da Oura e noutras zonas consideradas sensíveis.