Já se sabe quais são as jornalistas e apresentadoras portuguesas que vão estar responsáveis pela cobertura das cerimónias fúnebres de Isabel II, rainha de Inglaterra, diretamente de Londres, no Reino Unido. Pelo menos no que toca à SIC, as escolhidas são Júlia Pinheiro e Cristina Ferreira que é também um dos rostos da estação.
A revelação foi feita na emissão de "O Programa da Cristina" desta sexta-feira, 17 de janeiro, pelas duas apresentadoras que garantem que as acreditações já foram pedidas para efeitos de reportagem. O assunto foi comentada por Júlia Pinheiro quando elogiava as capacidades técnicas de reportagem da colega, Cristina Ferreira.
"Tu és uma apresentadora espetacular, mas é uma repórter de primeira água", referindo-se aos trabalhos de reportagem que Cristina Ferreira protagonizou não só durante a chegada da equipa da Seleção Nacional a Portugal após a vitória no Europeu de Futebol, mas também durante a visita de Papa Francisco ao País.
"Ainda tenho grande esperança de que um dia estejamos juntas [em reportagem]", comentou Júlia Pinheiro. E foi neste momento que Cristina Ferreira acrescentou que, pelo menos, um trabalho de reportagem estava já assegurado e que levou Júlia Pinheiro a referir que iriam "seguramente" a Inglaterra.
Embora nada no estado de saúde de Isabel II indique que esse cenário esteja para breve, Cristina Ferreira explicou por que motivo já foram pedidas as acreditações para acompanhar o funeral da monarca.
"Deixa-me explicar porque acho que, às vezes, as pessoas não têm noção de como é que as coisas realmente acontecem. Eu e a Júlia já tivemos de enviar as nossas informações todas para estarmos aptas a, caso aconteça alguma coisa à rainha de Inglaterra, possamos lá estar a fazer a reportagem. Imaginem como as coisas são feitas e como tu é preparado ao pormenor", concluiu.
A rainha Isabel II tem 93 anos e protagoniza já o maior reinado na história da família real britânica.