A EMEL deu início esta quinta-feira, 15 de fevereiro, à construção da ciclovia na Avenida de Álvaro Pais, em Lisboa. Vai ter uma extensão de 1,41 quilómetros e serve de ligação a outras ciclovias, nomeadamente as que vão dar à estação de Entrecampos, ao Hospital Santa Maria e ao metro da Cidade Universitária. 

Adeus, carro? Testámos a bicicleta elétrica que quer revolucionar as idas para o trabalho
Adeus, carro? Testámos a bicicleta elétrica que quer revolucionar as idas para o trabalho
Ver artigo

A intervenção, destinada para a circulação de pessoas a utilizar bicicletas, consiste na implementação de duas pistas de apenas um sentido entre a Avenida das Forças Armadas e a Avenida 5 de Outubro (onde se encontra a estação de Entrecampos) — a circulação acontece num sentido de um lado da rua, e no inverso no outro, tal como a circulação rodoviária.

Também será construída uma pista com dois sentidos entre a Avenida Professor Gama Pinto e o topo da Avenida Álvaro Pais, apenas num dos lados. O projeto está previsto ter uma duração de 9 meses, a começar já esta quinta-feira. 

Além disso, a Câmara de Lisboa anunciou que esta construção implica ainda “o reordenamento do estacionamento automóvel, a adaptação das passagens de peões e a melhoria da iluminação pública, da arborização e do sistema de drenagem das águas pluviais”, segundo o site oficial.

“A ampliação da rede das ciclovias na cidade de Lisboa bem como a expansão da rede GIRA são pilares fundamentais que permitem aos lisboetas terem condições para cada vez mais adotarem a bicicleta como meio de transporte alternativo. A EMEL continua emprenhada em ser um parceiro ativo na promoção de boas práticas ambientes e de mobilidade sustentável na cidade”, afirma Carlos Silva, presidente da EMEL, em comunicado.