No primeiro debate das presidenciais, que colocou frente a frente Marisa Matias e Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da República falou sobre as próximas medidas de combate à pandemia e avançou com a possibilidade de um estado de emergência de "oito dias apenas”, afirmando que “não tem nada a ver com a campanha”.

Isto porque, a confirmar-se a renovação de oito dias, o estado de emergência que entraria em vigor a 7 de janeiro prolongando-se até dia 15, coincidiria com a primeira semana da campanha eleitoral.

Contudo, no debate moderado pelo jornalista Carlos Daniel, na RTP1, Marcelo Rebelo de Sousa argumenta a proposta com o facto de não haver "dados suficientes relativamente ao período de Natal” e alega até existirem “dados que são contraditórios”, uma vez que “houve pontes consecutivas e não houve testes”.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda Carlos do Carmo. "É uma perda nacional"
Marcelo Rebelo de Sousa recorda Carlos do Carmo. "É uma perda nacional"
Ver artigo

Por isso, de acordo com o também candidato à Presidência da República, para avaliar o estado da pandemia no País será necessária uma reunião com os especialistas do Infarmed, que só foi possível agendar para 12 de janeiro. Dado que o atual estado de emergência termina às 23h59 de 7 de janeiro, "não é possível criar um vazio. Para não criar um vazio há que renovar”, afirmou Marcelo.

Debate entre Marisa Matias e Marcelo Rebelo de Sousa na RTP1, moderado por Carlos Daniel
Debate entre Marisa Matias e Marcelo Rebelo de Sousa na RTP1, moderado por Carlos Daniel créditos: RTP

Assim, “se os partidos concordarem, se o Governo concordar, se a Assembleia autorizar”, renova-se o estado de emergência “com o mesmo regime durante oito dias” de forma a “dar tempo para se ter um conjunto de dados que permita encontrar uma solução que aponte para um mês”, concluiu o Presidente da República.

A proposta de renovação do estado de emergência vai ser apresentada aos partidos esta segunda-feira, 4 de janeiro, no Palácio de Belém.

Para este domingo, 3, está marcado outro debate com Marcelo Rebelo de Sousa e Tiago Mayan, às 21 horas, na RTP.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.