Este ano, o verão de São Martinho vai chegar mais cedo. A partir desta quarta-feira, 26, e pelo menos até domingo, 30, são esperadas temperaturas muito elevadas em algumas zonas da Europa, incluindo Portugal — mesmo a tempo de aproveitar o feriado.

Uma massa de ar quente proveniente do norte de África vai fazer disparar os termómetros em várias regiões de Espanha, França e até Itália. No que toca ao nosso País, apenas o Alentejo sentirá este calor, que chegará aos 30ºC. A chuva e o frio irão manter-se no restante território.

Chegou o calendário mais hot do ano. Os bombeiros calientes voltaram e trazem todo o fogo com eles (veja as fotos)
Chegou o calendário mais hot do ano. Os bombeiros calientes voltaram e trazem todo o fogo com eles (veja as fotos)
Ver artigo

Esta onda de calor vai fazer com que as temperaturas estejam 10ºC mais quentes do que o que seria considerado normal para esta altura do ano, assim como refere o "Observador". No distrito de Évora, é expectável que se atinjam os 27ºC. Em Beja há regiões que poderão alcançar os 30ºC, como Moura ou Mourão.

Apesar destas máximas, o outono vai continuar no resto do País. Chove a norte e em Lisboa, pelo que, se quiser aproveitar este verão de São Martinho antecipado, terá de rumar ao Alentejo. Como dia 1, terça-feira, é feriado, porque não aproveitar para fazer uma ponte?

São estas as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que não descarta a possibilidade de estas temperaturas continuarem em novembro, num mês que está previsto ser mais quente e seco.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.