O terceiro dia de Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começou com um encontro entre o Papa Francisco e centenas de jovens universitários, que se juntaram para assistir às palavras do Sumo Pontífice na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Depois de ouvir ainda quatro estudantes, que contaram como é que vivem com a fé, o chefe máximo da Igreja Católica seguiu para a sede da Scholas Occurrentes, uma organização que ajuda jovens estudantes, em Cascais.
“Isto é uma capela sistina pintada por vós”, comentou Papa Francisco após entrar numa sala com as paredes todas pintadas, citado pelo jornal Diário de Notícias. O Santo Padre ainda teve tempo de responder a mais questões de cerca de 70 jovens que estavam presentes neste evento. No final, o Papa Francisco ainda participou na pintura de um mural com mais de três quilómetros e ouviu o fado pela voz da cantora Cuca Roseta.
À tarde acabaria por chegar o momento mais esperado pelos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. A cerimónia de acolhimento, no Parque Eduardo VII, juntou milhares de jovens, vindos de mais de 180 países, para ouvirem a mensagem do Papa Francisco. “Ilusões do mundo virtual” e “na Igreja há espaço para todos” foram algumas das palavras deixadas pelo Sumo Pontífice no discurso que fez para todas as pessoas que estavam a assistir naquele local.
“Amigos, quero ser claro convosco, que sois alérgico à falsidade e à palavra vazia. Na Igreja, há espaço para todos. Na Igreja, nenhum sobra, nenhum está a mais. Há espaço para todos, assim como somos”, referiu o chefe máximo da Igreja Católica, citado pela SIC Notícias, no seu discurso durante a cerimónia de acolhimento aos jovens.
O evento contou ainda com atuações de vários artistas portugueses, como a fadista Mariza que cantou o fado “Foi Deus” de Amália Rodrigues, Buba Espinho com o grupo Vila Nova que apresentaram o cante alentejano ao Papa Francisco, Tiago Bettencourt que cantou o tema “Viagem” juntamente com o grupo de bombos do Fundão, e ainda Héber Marques, dos HBM, que interpretou a música “Um Dia de Sol”, enquanto dezenas de jovens desfilavam com bandeiras de vários países do mundo.