O penúltimo fim de semana de abril não vai ser do agrado de muitos. Depois de temperaturas que já faziam com que as tardes fossem passadas na praia a bronzear, o céu mais nublado e a chuva vão voltar a vários distritos, para fazer jus ao provérbio "Abril, águas mil". De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o fim de semana de 20 e 21 de abril vai trazer possíveis trovoadas, com uma ligeira descida da temperatura.
No sábado, as regiões Centro e Sul vão ser brindadas com aguaceiros e trovoadas, que podem até formar granizo - por isso, o melhor é não tirar os casacos de meia estação do armário. Lisboa não vai sentir muito frio, com as temperaturas a rondar os 15ºC e os 23ºC, mas o melhor distrito para passar o fim de semana é Braga, que tem como máxima 28ºC (mas também não escapa a possíveis aguaceiros). Já a cidade do Porto vai contar com o céu pouco nublado, com aguaceiros fracos durante o dia e com as mesmas temperaturas que a capital portuguesa.
Bragança, Portalegre e Leiria são os distritos com as temperaturas mínimas mais baixas, 10ºC e 11ºC, respetivamente. Ou seja, nada de muito baixo (como já se registaram 0ºC, por exemplo, em Viseu), por isso não, não vai sentir muito frio. Já na Madeira, as mínimas são de 16ºC e as máximas de 22ºC sem chuva, e os Açores vão ter mínimas de 13ºC e máximas de 20ºC.
No domingo, dia 21 de abril, o céu estará limpo na região norte, com o sol a brilhar de Aveiro para cima. Braga vai continuar a ser o distrito com a temperatura máxima mais elevada, de 27ºC, enquanto que Guarda vai registar a mais baixa do País, de 7ºC. A chuva vai cair mais no interior, mas Lisboa também não escapa a possíveis aguaceiros. No entanto, as temperaturas vão rondar os 14ºC e os 22ºC. Já a temperatura na cidade invicta pode chegar aos 24ºC.
E se no sábado a chuva não chega aos arquipélagos, é no domingo que ela vai cair. Tanto na Madeira como nos Açores há a possibilidade de aguaceiros, mas não existem avisos quanto à agitação marítima. A temperatura mais baixa a ser sentida será em Angra do Heroísmo, de 14ºC, e a mais alta, de 23ºC, no Funchal.
A temperatura para a próxima semana poderá ser uma incógnita, já que, segundo o jornal "Público", tudo depende de uma depressão que está a passar por Espanha: se se aproximar de Portugal, o tempo pode continuar a ser de chuva, se se mover para o Mediterrâneo, é possível que a chuva pare.