Domingo, 21 de julho, foi um dia histórico para o tenista português de 27 anos, Nuno Borges. Na disputa final do torneio ATP com Rafael Nadal, atleta espanhol já considerado uma lenda deste desporto (que inclusive estava a disputar a sua 131º final da carreira), o número um de Portugal conseguiu vencer a partida em Bastad, na Suécia, em dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-2.
Num encontro que durou uma hora e 27 minutos, Nuno Borges conseguiu tornar-se o segundo português de sempre a vencer este torneio, depois de João Sousa (que conquistou quatro), conquistando o seu primeiro troféu ATP da carreira. Na terra batida sueca, e frente àquele que é considerado o "rei do ténis" deste tipo de piso, segundo o jornal "A Bola", o tenista português não teve medo de enfrentar esta lenda, mesmo sabendo que um pedacinho dele também torcia por Rafael Nadal.
"Nem sei o que dizer. Acho que já desejava este momento há algum tempo. É uma loucura. No ténis, às vezes, nem tudo acontece quando se espera (...). Eu sei que todos queriam que o Rafa vencesse, uma parte de mim também queria que isso acontecesse, mas algo ainda maior aconteceu", afirmou Nuno Borges.
"Hoje não era sobre jogar o meu melhor ténis, era apenas estar nos grandes momentos e não podia ter lidado melhor. Não sei o que dizer, estou muito emocional", acrescentou. Com este feito, o tenista português conseguiu alcançar um número histórico na sua carreira: o 42.º lugar no ranking mundial. Antes disso, Nuno Borges segurava a posição 51.
O tenista português tornou-se profissional neste desporto em 2019, depois de se licenciar em cinesiologia pela Universidade do Mississipi, EUA. O seu primeiro título veio dois anos depois, no Challenger de Antalya, e a carreira de Nuno Borges disparou a partir daí — sendo também em 2021 que disputou pela primeira vez a Taça Davis pela Seleção Nacional (desta vez a pares com João Sousa), onde, atualmente, já conta com seis presenças.
Além disso, depois da vitória inédita em 2022 no Estoril Open com Francisco Cabral, sendo esta a primeira vez que portugueses ganham em pares, foi no início de 2024 que Nuno Borges alcançou outro feito histórico: ser o primeiro jogador português a chegar aos oitavos de final do Open da Austrália. Espreite algumas fotografias do tenista.