É mesmo no centro da cidade do Porto que este novo hotel de cinco estrelas abre portas para o mundo. Próximo da Torre dos Clérigos, o Wine & Books Hotels Porto combina o charme português com a sofisticação, elementos contemporâneos com os tradicionais e celebra as artes portuguesas, desde a literatura à enologia.
Apesar de ser no centro da cidade, este boutique hotel quer ser um lugar de refúgio. Com cinco mil metros quadrados, é possível encontrar dentro da unidade hoteleira um spa de luxo, piscina aquecida, ginásio e 70 quartos, divididos em oito tipologias e três categorias: superior, deluxe e master. Existem quartos apenas para uma ou duas pessoas como para uma família de quatro, por isso as opções são vastas e uma prioridade neste hotel. Para além disso, os quartos têm vista panorâmica sobre a cidade, incluindo para a emblemática Torre dos Clérigos.
A sustentabilidade é também uma prioridade no Wine & Books Hotels Porto. O edifício foi projetado com eficiência energética, incorporando painéis solares e uma fachada ventilada para reduzir o consumo de energia. Além disso, as amenities são também ecologicamente conscientes, como champô e sabonetes sólidos sustentáveis, que têm uma pegada ambiental significativamente menor do que as fórmulas líquidas.
Assim como aconteceu com muitos edifícios históricos e hotéis, o local onde se situa o Wine & Books Hotels Porto já esteve em ruínas no século XIX, mas a memória do local foi preservada pelos arquitetos. A antiga fachada do Largo Moinho do Vento foi conservada e utilizada para a renovação, o que acaba por dar ao hotel um toque mais histórico e português.
Para além disso, o espaço utilizado para construir o hotel foi também propriedade de figuras notáveis da sociedade portuguesa, como Artur Augusto de Albuquerque Seabra, professor de matemática, jornalista e membro da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto.
A Invicta foi a inspiração para este novo projeto, que captura o charme da “Belle Époque”, época em que os cafés eram palcos para tertúlias de personalidades portuguesas ilustres. Este ambiente é bastante visível na entrada do boutique hotel, que conta com prateleiras de madeira envernizada cheias de livros, estofos em cabedal e detalhes em dourado. Nos quartos, os tons mais neutros e sofisticados criam um ambiente confortável e sereno.
No entanto, não só a entrada do Wine & Books Hotels Porto se inspira na “Belle Époque”. Também o Wine & Books Café, situado junto à receção do hotel, capta a essência desses tempos, que ambiciona reavivar a tradição dos convívios e tertúlias outrora feitos, posicionando o boutique hotel como um pouco de encontro para apreciadores da literatura.
Para além do café, o hotel aposta ainda na oferta gastronómica. Com uma cozinha supervisionada pelo chef italiano, distinguido com uma estrela Michelin, Vittorio Colleoni, o Wine & Books Restaurante é um fine dining com base na comida tradicional portuguesa, com menus elaborados para oferecer uma ampla seleção de opções gastronómicas. Desde iguarias locais até opções internacionais, o restaurante oferece uma abordagem híbrida entre o clássico buffet, com uma diversidade de produtos premium, e o serviço à la carte, com várias opções preparadas ao momento.
Tem ainda um rooftop com uma vista panorâmica sobre a cidade, desde os Clérigos ao Palácio Cristal, proporcionando uma experiência convidativa e descontraída para almoços e jantares entre abril e outubro - sempre que a meteorologia o permita. A carta de cocktails e de vinhos, onde também existe espaço para os espumantes portugueses, são outro dos atrativos deste espaço.
E depois de tantas comodidades, ainda existe aquela que pode ser decisiva para muitos: sim, este boutique hotel é amigo dos animais. O Wine & Books Hotels Porto proporciona acomodações e serviços especialmente preparados para receber animais de estimação, assegurando que os hóspedes que viajam com os seus se sintam bem cuidados.
Para além do boutique hotel no Porto, a cadeia Wine & Books Hotels também existe em Lisboa, próximo à histórica Igreja da Memória, entre Belém e Ajuda. Agora com um novo hotel na cidade invicta, o grupo PBH, dono da cadeira, afirma que o propósito é estabelecer um padrão de excelência na hotelaria nacional. “O Porto, com seu vasto património arquitetónico e riqueza cultural e gastronómica, é uma cidade de identidade singular, capaz de harmonizar com mestria o passado e o presente, e que tão bem se encaixa no conceito dos Wine & Books Hotels”, disse Joana Saraiva, administradora do Grupo PBH, em comunicado.
Os preços de uma estadia para dois adultos no fim de semana de 18 e 19 de novembro começam nos 352€ para a tipologia superior com pequeno-almoço incluído, de acordo com a simulação de preços que efetuámos online.