Este domingo, 2 de junho, duas aeronaves da Patrulha Acrobática Yakstar chocaram durante o festival aéreo Beja Air Show, que reúne dezenas de aviões e helicópteros militares. O acidente culminou na queda de um dos aviões e, consequentemente, fez um ferido e um morto – o piloto que comandava a aeronave que caiu.

O nome da vítima mortal está a ser avançado pela imprensa espanhola: Manuel Rey Cordeiro, mais conhecido por Coco. Tinha 62 anos, morava em Sigüeiro, perto da cidade de Santiago de Compostela, e fazia parte da Yakstars, uma equipa de exibição acrobática hispano-portuguesa, a primeira da história da aviação ibérica.

Depois da colisão, o piloto ainda saltou da aeronave, mas fê-lo a uma distância bastante curta do solo. Por isso, morreu envolto nos destroços do avião, que se transformou numa bola de fogo ao embater no chão, já no exterior da base aérea de Beja. Tudo aconteceu em frente a milhares de pessoas, que assistiam ao festival organizado pela Força Aérea Portuguesa.

Duas aeronaves colidem em pleno voo no festival Beja Air Show. Acidente terá feito um morto e um ferido
Duas aeronaves colidem em pleno voo no festival Beja Air Show. Acidente terá feito um morto e um ferido
Ver artigo

O acidente está agora sob investigação da Força Aérea e do Gabinete de Prevenção e Investigação a Acidente Aéreos e Ferroviários (GPIAAF). Contudo, várias testemunhas dizem que ouviram um barulho estranho vindo do motor do avião antes da colisão, o que pode indicar uma falha mecânica, de acordo com o "Correio da Manhã". O festival foi interrompido, entretanto.

Quanto ao outro ferido, este é um português de 37 anos. Embora não tenha conseguido evitar o despenhamento, conseguiu controlar o aparelho para da situação com vida. A aeronave aterrou dentro do perímetro da base, mas o piloto sofreu ferimentos ligeiros e foi levado para observação no Hospital de Beja.