Ana Gomes apanhou André Ventura nas intenções de votos para as presidenciais, avança a Lusa, citando um estudo da Eurosondagem.  A ex-eurodeputada socialista terá subido um ponto percentual, ficando com 10,1% das intenções de voto. Com  o líder e deputado único do Chega, terá sido ao contrário: desceu um ponto, ficando com 10%. Tratar-se-á de "um empate técnico e uma diferença mínima que se pode diluir no erro máximo da amostra de 2,51%", diz a agência Lusa.

"Frontal" e "sem medos": o perfil de Ana Gomes, a mulher que pode chegar a Belém
"Frontal" e "sem medos": o perfil de Ana Gomes, a mulher que pode chegar a Belém
Ver artigo

Já Marcelo Rebelo de Sousa, atual presidente da República, apesar de ainda não ter anunciado a recandidatura a Belém, lidera as intenções de voto e vai à frente com 63,1%. 

Marisa Matias, candidata pelo Bloco de Esquerda, mantém o quarto lugar, mas com uma descida de 1,3% face ao estudo levado a cabo em outubro. Já João Ferreira, candidato apoiado pelo Partido Comunista Português, surge em quinto lugar, apenas com 5% das intenções de voto. Tiago Mayan Gonçalves, da Iniciativa Liberal, sobe 0,3% dos pontos, tendo agora 1,3% das intenções de voto.

O mesmo estudo, que foi realizado entre 16 e 19 de novembro, e que incluiu 1525 entrevistas validadas — afirmando que a amostra tem um erro máximo de 2,51% para um grau de probabilidade de 95% — ,  calcula que os 17,6% inquiridos  que não quiseram ou souberam responder às questões vão abster-se.

Segundo a mesma agência de notícias, esta foi a primeira sondagem a ser realizada após a decisão dos órgãos nacionais do PS de não darem indicação de voto em qualquer um dos candidatos a Belém.