A apresentação da advogada e ex-comentadora do programa "Você na TV", da TVI, Suzana Garcia, como candidata do PSD à câmara municipal da Amadora, aconteceu esta quarta-feira, 7 de julho, às 19h. No longo discurso, a candidata apresentou os motivos que a levaram querer assumir a presidência do município.
"Eu não sou política, eu não quero ser política. Eu quero ser a presidente da câmara municipal da Amadora por um imperativo de consciência e um compromisso inigualável convosco, meus queridos amadorenses. Esta é a hora de assumir a tarefa que encaro com total espírito de missão. Vós, sois a minha missão. A Amadora é a minha missão", disse após algumas palavras de agradecimento dirigidas ao apresentador Manuel Luís Goucha por ter aceitado o convite para presidir a Comissão de Honra da candidata.
"Iremos mudar a quarta maior cidade do País e transformá-la num concelho incontornável, incomparável com todos os demais da Área Metropolitana de Lisboa", continuou sobre as suas intenções para a presidência do município. "As pessoas da Amadora merecem romper com décadas de insegurança, com décadas de declínio social, com décadas de imobilismo económico", disse no púlpito do anfiteatro ao ar livre do Parque Central da Amadora.
Suzana Garcia apresentou ainda medidas sobre o ambiente, referindo como exemplo a triplicação da área verde disponível por habitante. Também promete um reforço na área da Saúde, como a atribuição de médicos de família aos cidadãos do concelho. Os meios de transporte públicos serão melhorados caso se torne presidente e gratuitos para seniores e crianças e jovens em idade escolar. Quanto ao ensino, Suzana Garcia pretende reduzir a taxa de retenção e desistência do ensino básico.
"Deixaremos de viver num concelho que é, digam o que disserem, o mais violento quando comparado com os demais concelhos que lhe são limítrofes", continuou Suzana Garcia, que pretende construir uma nova esquadra de comandos da PSP. "Eu quero mesmo acabar com a insegurança quotidiana dos cidadãos e fazer da Amadora o concelho mais seguro do País", afirmou, acrescentando que quer acabar com as "barracas".
Sobre o bairro da Cova da Moura, Suzana Garcia deixou ainda uma nota: "Não aceito, não admito, não tolero um horizonte temporal de 14 anos, mais, para a resolução dos problemas do bairro da Cova da Moura e da Encosta da Paiã", afirma. Promete, por isso, "uma solução viável, exequível, digna durante o próximo mandato, de requalificação deste bairro".
"Vamos ser, e é com tanto orgulho que digo isto, o primeiro município português com a maior representatividade multitécnica. Tirem-me os brancos, pretos, chineses, muçulmanos, católicos, protestantes. Teremos tudo, porque o meu executivo será um reflexo do meu município e no meu executivo, os meus munícipes irão rever-se", prossegue.
Durante a cerimónia, que contou com o hino da campanha, produzido pelo DJ Mastiksoul, foram ainda apresentados os candidatos às juntas de freguesia e à Assembleia Municipal.
Rui Rio, líder do PSD, não esteve presente no evento — foi substituído pelo vice-presidente do partido, David Justino —, mas outras figuras da política assistiram à formalização da candidatura de Suzana Garcia à câmara da Amadora. Enumera-se Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, Pedro Soares Pimenta, líder do Movimento Partido da Terra, e Carlos Silva, militante do PDS.
A escolha de Suzana Garcia foi polémica no partido, mas apesar de algumas opiniões contra, a sugestão acabou por ser aprovada pela Comissão Política Nacional do PSD e confirmada a 7 de abril. O Bloco de Esquerda (BE) chegou a manifestar publicamente que discordava com o nome da advogada para a candidatura do PSD à câmara municipal da Amadora e pediu ao líder do partido, Rui Rio, um nome alternativo, mas o pedido não foi acolhido — prova disso foi a formalização da candidatura esta quarta-feira. No mesmo dia foi ainda divulgado que o apresentador das tardes da TVI, Manuel Luís Goucha, que já trabalhou com Suzana Garcia no espaço criminal do programa "Você na TV", foi escolhido para presidir a Comissão de Honra da candidata.