A semana acaba de começar e os primeiros dois dias vão ser de calor. No feriado desta segunda-feira, 1 de maio, o País não vai registar temperaturas menores que 23ºC, chegando mesmo a ultrapassar os 30ºC em alguns distritos, como é o caso de Santarém, Setúbal, Beja e Évora, cujos termómetros vão oscilar entre os 31ºC e os 32ºC.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na terça-feira, 2, haverá uma "pequena subida da temperatura máxima" em relação ao dia anterior. Isto fica patente em alguns distritos do norte do território português, dos quais se destacam Leiria, Coimbra, Viseu, Vila Real e Braga, que vão registar temperaturas iguais ou superiores a 30ºC, algo que não se verificou esta segunda-feira, 1.

Vem aí a terceira onda de calor. E os termómetros podem bater nos 37 graus — veja como vai estar o tempo
Vem aí a terceira onda de calor. E os termómetros podem bater nos 37 graus — veja como vai estar o tempo
Ver artigo

Tendo em conta o calor abrasador que se tem feito sentir, há vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém e Castelo Branco que apresentam um perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o IPMA. Entre eles estão os concelhos de Mação, Vila Nova de Barquinha, Abrantes, Chamusca, Constância, Sardoal, no distrito de Santarém, e os concelhos de Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

Já em Portalegre, o perigo recai nos concelhos de Marvão, Portalegre, Castelo de Vide, Nisa e Gavião. Mas também os concelhos de Monchique, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, Tavira e São Brás de Alportel estão com perigo muito elevado de incêndio.

o
créditos: IPMA

Apesar disto, a chuva estará de volta a partir de quarta-feira, 3 de maio. Portugal vai apresentar "períodos de céu muito nublado" e os aguaceiros vão fazer-se sentir especialmente "nas regiões norte e centro", nomeadamente durante o período da tarde, havendo ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada. E é neste mesmo dia que haverá uma "acentuada descida da temperatura máxima, em especial no litoral norte e centro", avança o IPMA, acrescentando que, no dia seguinte, 4 de maio, é no interior que essa descida se vai sentir.

Por isso, a partir de quarta-feira, há apenas dois distritos que registarão temperaturas iguais a superiores a 30ºC, que são Beja e Évora. Nos restantes pontos do País, os termómetros voltam a fixar-se na casa dos 20ºC, com Lisboa e Setúbal a contarem com máximas de 24ºC. Já o Porto não vai passar dos 23ºC e Faro dos 25ºC.