A obrigatoriedade do uso de máscara na rua termina no próximo domingo, 12 de setembro. Os partidos PS e PSD não vão propor no parlamento a renovação da medida, em vigor desde 28 de outubro de 2020. A partir do próximo dia 12 de setembro, termina o uso obrigatório de máscara na rua, sempre que for possível manter o distanciamento social. Caso contrário, a regra mantém-se.

COVID-19. Há mais 12 mortes e 663 novos casos de infeção em Portugal
COVID-19. Há mais 12 mortes e 663 novos casos de infeção em Portugal
Ver artigo

O PS garante que não vai propor a renovação da medida no parlamento, na reunião da próxima quarta-feira, 8 de setembro. Assim, a restrição deve cessar no próximo dia 12 de setembro, disse esta segunda-feira, 6, uma fonte do partido socialista à agência Lusa , avança o jornal "Expresso".

"A nossa posição é inteiramente coincidente com a da Direção Geral da Saúde (DGS). Face à atual situação epidemiológica do País, não defendemos a obrigatoriedade do uso da máscara nos espaços exteriores", declarou a fonte da bancada do PS.

O líder parlamentar do PSD, Adão Silva, avança que só um agravamento súbito da pandemia impediria os sociais-democratas de defender a renovação da medida. “Face àquilo que foi dito pela senhora diretora-geral da Saúde [Graça Freitas] e, por outro lado, ao nível de vacinação que Portugal já atingiu, o PSD, em princípio, tem toda a disponibilidade para que não haja a renovação da lei que torna obrigatório o uso da máscara”, referiu, em declarações à TSF.

Este domingo, 5 de setembro, Portugal atingiu a meta de 85% da população vacinada contra a COVID-19.