Cada pessoa tem um tipo de pele diferente e, cada um, exige cuidados e produtos adequados às suas necessidades. Para quem gosta de se maquilhar todos os dias é necessário ter uma pele bem praparada e, para isso, escolher uma base adquada ao seu tipo de pele é essencial: para além de cobrir as imperfeições e deixá-la perfeita, pode servir para tratá-la (no caso de peles acneicas, por exemplo).
Para todos os tipos (oleosas, mistas, secas, sensíveis ou maduras) existem bases mais e menos apropriadas: para a pele oleosa, por exemplo, deve escolher uma que tenha acabamento matificante, e para a pele seca uma que seja mais hidratante. Mas não é só com isso que tem de se preocupar: a cor da base é, muitas vezes, um fator desvalorizado, mas a verdade é que, ter uma cor o mais parecida possível com a da sua pele dá-lhe um aspeto mais natural e saudável.
"O mundo das bases é muito vasto. Depende muito, também, do tratamento de pele que fazemos antes, dos nossos cuidados ou se queremos mais ou menos cobertura. Existem milhares de opções no mercado", e umas mais económicas do que outras, começa por explicar Joana Bernardo, maquilhadora profissional.
Se tem a pele normal
Uma pele normal é facilmente identificável pelos seus poros finos e pouco aparentes. Normalmente macia e descomplicada, sem grandes problemas ao nível de borbulhas e textura, é o sonho de todas. Mas, como ninguém é perfeito, estas são características muito difíceis de encontrar: "Pele normal é muito raro uma pessoa ter, porque tem sempre um bocadinho mais oleosa ou seca, ou seja mista", continua Joana Bernardo.
Para um pele normal funcionam quase todas as bases , "depois é só escolher, na enorme variedade, se queremos algo com menos ou mais cobertura", afirma. A sua recomendação vai para: Fit Me da Maybeline, Sheer Glow da Nars e Dior Skin Forever.
Se tem a pele mista
A pele mista tem este nome porque mistura dois tipos de pele: uma pele normal a seca com uma oleosa a irregular. Este tipo de pele tende a ganhar mais oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e a ficar mais seca na região das bochechas. Estas características fazem com que nem sempre seja fácil encontrar produtos que consigam manter o equilíbrio entre elas. Por isso, os cuidados a ter são muito importantes, e a escolha da base certa pode salvar uma pele.
Para uma pele mista a oleosa, as bases para pele oleosa vão funcionar melhor. Se, no entanto, for mais seca do que oleosa, o ideal é usar uma base hidrantante e um pó, por cima, para matificar a zona T. Joana aconselha a Studio Fix Fluid da Mac, a Dream Velvet da Maybelline, e a Total Control da Nyx.
Se tem a pele oleosa
Uma pele oleosa produz mais sebo do que o necessário, mas não é, necessariamente, uma pele acneica (embora tenha mais fatores que contribuem a que tenham mais borbulhas). A sua superfície espessa com poros dilatados e brilho excessivo faz com que seja mais díficil encontrar maquilhagem que dure todo o dia.
Para uma pele oleosa tende-se a procurar bases que não contenham óleos na sua composição: "Todas essas com efeito mate ou com pó, na sua composição, vão ajudar [a absorver o óleo] e fazer com que fique com um toque aveludado", aconselha a maquilhadora.
Para este tipo de pele, a Infallible 24h Matte da L'Oreal , a Born This Way da Too Faced e a HD da Make Up Forever, são óptimas opções.
Se tem a pele seca
Normalmente áspera e escamosa, a pele seca é menos elástica, mais tensa, tem tendência a causar comichão e reage com irritação às influências ambientais. Para este tipo de pele o essencial é hidratação. "Numa pele seca, teremos de optar por bases bastante hidratantes e que, na sua composição, tenham “água “. E também podem conter brilho e bastantes óleos", explica a maquilhadora.
As suas escolhas para este tipo de pele são: Mineralize Moisture da Mac, Vitalumiere Aqua da Chanel e Dream Liquid Mousse da Maybelline.
Se tem a pele irregular
Com os poros mais largos e tendência a desenvolver impurezas, a pele irregular tem borbulhas e pontos negros, dando a sensação de uma pele desnivelada (por isso, irregular). Este é uma pele que tem tudo a ver com a oleosa, a única diferença pode ser o tipo de cobertura a aplicar: para esconder borbulhas e pontos negros, a textura tem de ser mais grossa, e a cobertura mais alta.
"Bases para peles com acne ou relevos são aquelas com mais cobertura: todas elas ajudam, mas uma base não tapa a pele, apenas uniformiza", explica Joana. E ainda acrescenta: "Os corretores ajudam a cobrir as imperfeições."
As bases mais aconselhadas são as que têm mais cobertura, como a Studio Fix Fluid da Mac, e as que não irritem a pele com a Derma Blend da Vichy e a Anti-blemish Solutions da Clinique.
Se tem a pele sensível
A pele sensível é aquela que reage, com mais facilidade, às influências externas (que podem ser o stress, o ar seco ou os raios UV). Uma pele assim precisa sempre de cuidados adicionais como o uso regular de protetor solar e a utilização de produtos que sejam específicos para este tipo de pele. É uma pele desequilibrada, que gera comichão e secura, além de desenvolver vermelhidão. Assim, as bases mais indicadas são as que têm fatores hipoalergénicos, sem fragâncias e sem conservantes e, de preferência, à base de óleos vegetais, em vez das tradicionais com óleos minerais.
Assim, é essencial "fazer uma boa hidratação na pele, usar as águas termais na sua mistura e tentar usar bases mais leves, com composições mais aquosas ou biológicas", diz Joana.
São aconselhadas a Fresh Nude da The Body Shop, a Tinted Day Cream da marca biológica Absolution e a Hypoallergenic Fluid Foundation da Cosmia.
Se tem a pele madura
À medida que a pele vai envelhecendo, vai perdendo alguns dos seus componentes essencias: principalmente no rosto, a pele fica mais desidratada, sem elasticidade e luminosidade, mais sensível às influências externas e com uma regeneração mais lenta. É normal terem também linhas de expressão, rugas e algumas manchas de pigmentação.
Joana diz que estas são "peles que normalmente acabam por ficar mais secas. Então, as melhores bases são aquelas que dão um acabamento luminoso e que têm uma cobertura leve (como o caso dos bb creams ou cc creams, com mais cobertura)". As bases para pele seca também são uma boa opção.
Aconselhadas: Moisture Surge da Clinique, Waterweight da Mac, ou o BB Cream Nude, da L'Oreal.