O salário mínimo português em 2024 estabelece-se nos 820€. Os três produtos que compõem a atual rotina de beleza que andamos a testar custam, no total, 768€ — ou seja, são apenas 52€ que separam um sérum, uma essência e um protetor solar do valor que muitos portugueses têm para pagar as contas da casa e sobreviver o resto do mês.
São valores estratosféricos? Sim. Para um nicho? Claro. Vale a pena? Pergunta dúbia. Isto porque, embora sejam preços absolutamente impraticáveis para a grande (mas grande mesmo) maioria das pessoas — e existam vários produtos no mercado que também são ótimos para a pele uns bons 80% mais baratos —, é inegável que estes são itens de puro luxo, cujo aplicação, mesmo em casa, se assemelham a toda uma experiência sensorial num spa. Posto isto, vai mesmo depender da sua carteira.
Mas vamos a uma premissa importante: falamos de produtos da marca suíça Swiss Perfection, fundada em 1998, que promete deixar-lhe a pele mais jovem. Aliás, a marca afirma mesmo (com dados clinicamente comprovados) que, após uma utilização contínua durante 28 dias, a sua pele perde 5,2 anos de aparência. Ou seja, é como se o relógio andasse para trás uma mão cheia de anos (comparado com os valores dos liftings, talvez isto saia mais barato).
Existem vários produtos da marca (à venda na Perfumes & Companhia) para uma rotina mais que completa de skincare, mas há duas novidades que incluímos na nossa rotina de beleza: a essência e o protetor solar.
A essência, um produto de extremo sucesso no mercado de beleza coreano e que recentemente começou a surgir também nas tendências nacionais (obrigada, TikTok), é uma espécie de híbrido entre um tónico e um sérum, que atua como um pré-sérum, sendo o primeiro passo de tratamento de uma rotina de rosto, logo após a limpeza (devendo ser aplicado no rosto limpo e seco).
O Cellular Perfect Prevent Vital The First Essence (146€ por 150ml) é uma das grandes novidades da Swiss Perfection e fortifica, protege e hidrata a pele. Mais: este é um produto que, graças aos ingredientes ativos celulares e de alto desempenho, prepara o rosto para absorver de forma mais eficaz os componentes dos produtos que aplicar a seguir, maximizando os seus efeitos.
Na prática, trata-se de elevar o passo da aplicação do tónico, dado que para além de uniformizar a textura da tez, consegue efeitos extra ao preparar a pele para o que vem a seguir, sem falar da aplicação fresca e agradável. À noite, é um passo ainda mais importante, dado que é uma ajuda para receber os tratamentos mais intensos, uma vez que a nossa pele regenera enquanto dormimos.
A outra das novidades da Swiss Perfection também pertence à gama Prevent (de prevenção), e trata-se do Urban Shield And Glow SPF50 Cellular Perfect Prevent (128€ por 50ml), o protetor solar da marca. Com alta proteção, este é o último passo da rotina de skincare (podendo aplicar depois a maquilhagem), e não só protege a pele dos raios UVA e UVB, como é também um aliado contra a luz azul dos ecrãs e atua como um escudo antipoluição.
Para além disso, tem também uma ação antienvelhecimento (lá voltamos aos menos cinco anos) e favorece a luminosidade da pele. Pode facilmente ser usado sozinho sem maquilhagem para looks mais naturais, dado que o uniformiza o tom da tez e lhe oferece o tal brilhozinho para não parecermos pálidas.
Por último, e embora não se trate de uma novidade, mas sim de um dos grandes clássicos da marca e o produto que mais diferença fez na nossa pele nestas cerca de duas semanas de utilização, falamos do Cellular Perfect Lift Serum (494€ por 30ml).
Indicado para peles normais a secas, trata-se de um sérum anti-idade com efeito regenarativo e de lifting, ao proporcionar firmeza, o tal efeito lift, suavizar linhas e rugas. A marca promete que atua como um lift natural, atuando contra a flacidez e a falta de firmeza que chega com o avançar da idade.
Ainda não chegámos aos 28 dias de utilização para garantir que perdemos mais de cinco anos na nossa aparência, mas há algo a dizer que é incontornável: sentimos o rosto mais suave, iluminado, com menos imperfeições, e a pele lisa como seda de cada vez que acordamos.
Uma dica da marca que já colocámos em prática (e que é inteligente dado o valor avultado do produto), é utilizar este sérum no contorno ocular, fazendo as vezes do creme de olhos à noite, para proporcionar mais lift. Devido à sua fórmula suave, não há qualquer contrariedade em usá-lo nesta zona sensível da cara.
Vamos a conclusões. Os produtos são eficazes? Sim. Compraríamos se ganhássemos o salário de CR7? Claramente. Mas se fizer parte da grande maioria dos portugueses para quem estes valores não são praticáveis, vale a pena estar atento a promoções de Black Friday ou até a calendários de advento mais premium, que por vezes incluem produtos deste segmento em travel size, de forma a conseguir experimentá-los.