Conseguir uma marcação no Manubela Cabeleireiros pode demorar semanas, sobretudo se for para fazer um dos incríveis trabalhos de coloração que encantam os seguidores nas redes sociais. Celebridades como Joana Duarte, Carolina Loureiro, Laura Figueiredo, Débora Monteiro e Raquel Tavares só entregam os seus cabelos aos cuidados de Anabela Pereira e da equipa de profissionais que trabalham no espaço situado longe das avenidas glamourosas da capital: no Casal do Rato, concelho da Amadora.

Apresentação Self Love
Anabela Pereira e Carolina Loureiro créditos: Melissa Vieira

Anabela Pereira reuniu clientes e amigos numa festa que serviu de apresentação oficial da marca de cuidados capilares Self Love, esta terça-feira, 19 de setembro, no Palácio Conde d'Óbidos, em Lisboa. A MAGG conversou com a empresária que viveu no último ano um período desafiante, com "um percalço" que está "a ser resolvido".

A empresária começa por explicar porque é que nunca quis mudar o seu espaço de trabalho para uma zona nobre de Lisboa. "Eu sou muito ligada a afetos. Sou filha única e quis sempre estar perto dos meus pais. Tudo o que me deram, quis dar-lhes. O facto de eu poder estar perto foi regra número um. Depois, quem faz os espaços são as pessoas. Porque é que eu tinha de ir pagar uma renda maior quando posso pagar uma menor e dar ao cliente a experiência em que eu acredito no Casal do Rato?", conta.

A empresária revela que já foi convidada para mudar o seu negócio para outros espaços, "inclusive para o El Corte Inglés", mas que preferiu sempre manter-se na Amadora. "Neste momento quero focar-me no meu espaço, na minha marca, entregar o melhor e ver Portugal a desfilar cabelos maravilhosos."

Anabela Pereira começou a trabalhar aos 18 anos, seguindo as pisadas do pai, que era barbeiro. Mais de três décadas depois, é um dos nomes mais conhecidos do mundo do hairstyling em Portugal. O boom dá-se em 2017 quando, associada a nomes como Fanny Rodrigues e Carolina Loureiro, começa a ver o seu trabalho mais exposto, seja na TV, seja nas redes sociais. Hoje em dia, tem uma legião de seguidoras fieis, famosas e anónimas, algo que não mudou a sua forma de trabalhar. "Eu não sou uma pessoa deslumbrada, nem nunca vou ser. Respeito todas as figuras públicas que vão ao meu salão, e elas respeitam-me. Entrego o meu melhor e está tudo certo", diz a empresária.

Carolina Loureiro, que mudou a cor de cabelo para interpretar uma nova personagem na nova novela da SIC "Papel Principal", é a embaixadora da marca Self Love. Anabela Pereira salienta que tem "uma ligação muito forte desde sempre" com a atriz, e que a escolha para representar a marca de cosmética capilar advém dessa relação de amizade.

Um dos produtos estrela da linha Self love é o esfoliante para o couro cabeludo (18,96€), uma zona que, como salienta a empresária, é descurada, mas merece igual atenção. "A Self Love vem demonstrar ao consumidor o que tem de acontecer para termos verdadeiros resultados. Não podemos apenas preocupar-nos com a haste capilar. Temos de nos preocupar também com o couro cabeludo, que é como a nossa pele", explica.

Com 38 produtos e nove gamas diferentes (desde produtos específicos para cabelos pintados, encaracolados até cuidados para o dia a dia), os produtos Self Love estão também na loja online Manubela e são "made in Portugal". "O nosso foco é na terapia capilar e na reconstrução do fio do cabelo. A mulher tem muita tendência a dizer que tem de nutrir o cabelo e esquece-se que o cabelo precisa de muita resistência. A minha marca faz exatamente isso: trata, dá resistência, não deixa que o cabelo tenha muita elasticidade para não ferir com facilidade", explica Anabela Pereira.

Asneiras, soluções e o "mito do cabelo oleoso"

"Muitas". Questionada sobre quais as principais "asneiras" que as portuguesas fazem com os seus cabelos, Anabela Pereira enumera. "Usarem muitas fontes de calor no cabelo sem proteção térmica. Essa é primeira", explica. A influência das redes sociais "sem conhecimento" é também um dos principais erros, segundo a empresária. "Noto que existe uma camada muito jovem que é levada através dessa influência. O que funciona num não tem de funcionar em todos os cabelos. E, às vezes, até traz problemas bastante graves", salienta Anabela Pereira.

A educação do consumidor é fundamental, explica a empresária. "Muitas vezes são as marcas que pagam para isso acontecer. O meu lema não é esse. Gosto de acompanhar o meu cliente. Faço-lhe um diagnóstico personalizado através das redes sociais. Todos os parceiros tem formação Self Love sobre a forma como as terapias devem ser usadas e o nosso cliente é acompanhado do princípio ao fim", acrescenta Anabela Pereira.

A cabeleireira revela quais as regras de ouro que tenta incutir às clientes para cumprirem nos cuidados em casa com o cabelo. "Além das fontes de calor sem proteção, o mito que se meteu na cabeça das pessoas que não podem lavar o cabelo todos os dias quando o cabelo é oleoso. O cabelo tem de ser lavado senão vão ser criados ainda mais problemas. A glândula sebácea começa a desregular e depois as coisas não funcionam bem. Depois vem a dermatite seborreica, eczemas, uma série de problemas", alerta Anabela Pereira.

"Não lavar o cabelo com água muito quente. "É muito prejudicial mesmo", salienta ainda a especialista. "É muito importante que as pessoas não se preocupem apenas em fazer uma higienização da pele do rosto e do corpo, também têm de se preocupar com o couro cabeludo, que precisa de respirar", alerta Anabela Pereira.

Veja as fotos da festa de apresentação da gama Self Love