Alec Baldwin vai ser acusado de homicídio involuntário na morte de Halyna Hutchins, diretora de fotografia do western "Rust", que morreu em outubro de 2021, depois de o ator de 64 anos a alvejar acidentalmente.

Alec Baldwin processado por “jogar roleta-russa com a arma sem ver se estava carregada”
Alec Baldwin processado por “jogar roleta-russa com a arma sem ver se estava carregada”
Ver artigo

Para além de Baldwin, também Hannah Gutierrez-Reed, responsável pelas armas da produção, será acusada do mesmo crime pelo estado do Novo México, Estados Unidos, que revelou esta quinta-feira, 19, as acusações.

Tanto o ator como a responsável de armamento arriscam uma pena de prisão de um máximo de 18 meses, caso sejam considerados culpados. Dave Halls, assistente de realização, declarou-se culpado de negligência no que diz respeito ao cuidado com as armas, que não deveriam conter munições verdadeiras.

"Se uma destas três pessoas — Alec Baldwin, Hannah Gutierrez-Reed ou David Halls — tivesse feito o seu trabalho, Halyna Hutchins estaria viva. É tão simples assim", disse Andrea Reeb, promotora pública encarregada do caso, tal como escreve o "Daily Mail". "As provas demonstram um claro padrão de desrespeito pela segurança no cenário de 'Rust'", acrescentou.

Em outubro de 2022, um ano depois da morte de Halyna Hutchins, a família da diretora de fotografia decidiu chegar a um acordo extrajudicial com o ator. Alec Baldwin, que além de protagonista, era também produtor do filme, foi, juntamente com outras pessoas, processado em fevereiro de 2022 pela família de Hutchins por homicídio por negligência.