Pelo sexta vez, Cristina Ferreira marcou presença na Web Summit. E desta vez com companhia. A apresentadora da TVI foi entrevistada pelo jornalista e influenciador digital Bruno Rocha, fundador do projeto de entretenimento Hugo Gloss, e que conta 30 milhões de seguidores nas plataformas digitais.

O influenciador brasileiro, que está em Portugal pela primeira vez e com assessoria da Notable, a mesma agência de Cristina Ferreira, conversou com a celebridade portuguesa sobre o seu percurso profissional. Passado e futuro, uma vez que houve revelação no Palco 3 do Pavilhão 1 da Web Summit.

Questionada sobre os "próximos passos", Cristina Ferreira revelou a primeira novidade para 2025. "Estou a preparar um projeto para 2025, logo para o início do ano, que é um projeto que já leva quase um ano de construção e tem muito que ver com uma mensagem que eu fui passando sempre ao longo dos anos, que é de que somos capazes. E quando digo somos, refiro-me às mulheres. Hoje em dia, ser mulher numa sociedade em que já temos muitos direitos e quase todos os que têm os homens, continua a ser um desafio. Este projeto está muito associado ao empoderamento feminino, não posso dizer muito mais, porque sou muito de segredos nos negócios e nos novos desafios. É esperar um bocadinho pelo início do ano. É usando um bocadinho de tudo o que é a minha vida pessoal hoje em dia e a descoberta daquilo que eu quero, uma vida cada vez mais saudável, com saúde mental, que eu acho que é uma questão urgente de ser falada. Acho que vai ser uma surpresa para toda a gente", adiantou a apresentadora de 47 anos.

"Existe uma espécie de censura atual um bocado camuflada, que tem que ver com a falta de capacidade que já temos de dar opinião, com medo dos cancelamentos"

Sobre a "relação com o público" e comunicação nas redes sociais, Cristina Ferreira afirmou que, para "seguir em frente", é necessário colocar "a opinião dos outros" para segundo plano.

"A partir do momento em que és figura pública, é óbvio que tens de ter alguma noção da responsabilidade que tens em relação ao outro. Aquilo que dizes, a forma como dizes, não pode ser feito de forma leviana. E eu confesso que balizo um bocadinho aquilo que vou dizendo e aquilo que vou publicando, Mais até nos últimos anos, porque são anos mais complicados. Acho que existe uma espécie de censura atual um bocado camuflada, que nós ainda não percebemos bem, que tem que ver com a falta de capacidade que já temos de dar opinião, com medo dos cancelamentos, daquilo que os outros possam vir a dizer", explicou a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

Cristina Ferreira relembrou "o momento mais crítico" da sua carreira, o regresso à TVI depois da passagem pela SIC, em 2020. "Habituei-me, ao longo de muitos anos, a ter um constante carinho por parte do público. E quando não entenderam a minha passagem de uma estação para a outra, foi um período que eu senti com alguma agressividade", recordou, referindo-se ao verão quente de 2020, em que anunciou de forma inesperada a saída da estação de Paço de Arcos.

"Foi uma fase de alguma introspecção, ao mesmo tempo em que eu tinha de estar na luta e na reconquista. Não havia tempo quase para fazer as duas coisas. Mas foi uma fase de olhar para dentro e de perceber de que forma é que eu podia reconquistar essas pessoas que tinha perdido", contou.

Nos bastidores da Web Summit, Cristina Ferreira contou com o apoio do namorado, João Monteiro. O casal mantém um relacionamento discreto há cerca de um ano.

Veja as fotos

Cristina Ferreira estreou-se na conferência sobre tecnologia em 2021, em Lisboa. Foi presença anual na iniciativa criada por Paddy Cosgrove em Portugal e foi oradora duas vez na Web Summit Rio, no Brasil.