Madalena Sá Fernandes, escritora de “Leme” e “Deriva”, partilhou um vídeo na sua conta de Instagram, no qual dois homens comentam as fotos que partilha nas redes sociais, a sua roupa e até o seu corpo, em vez de fazerem uma crítica ao seu trabalho. 

Depois de acusação de violência doméstica, Sérgio Rossi diz que tem mais fãs nos concertos
Depois de acusação de violência doméstica, Sérgio Rossi diz que tem mais fãs nos concertos
Ver artigo

“Ela é de uma frieza a falar disto, parece quase um robô a descrever estas situações, mas depois é uma violência doméstica, é uma coisa dura, é um tema duro, difícil. Eu comecei a ver o Instagram dela e depois a imagem não combinava com o tema. Não estava à espera de encontrar uma pessoa seminua deitada numa banheira com o livro na mão”, refere o homem no vídeo, descredibilizando a autora por não combinar com os temas tratados no livro. 

Numa das fotografias comentadas no vídeo, Madalena Sá Fernandes está dentro de uma banheira a publicitar o seu livro “Deriva”. Nos comentários, várias são as pessoas que procuraram a foto em questão e que se mostraram solidárias. “Vim ver esta foto! Ainda bem que vim porque está mesmo gira. E agora vou ler os seus livros”, escreve um internauta. 

“Aqui temos misoginia e machismo sem a menor vergonha. Homens tristes e mulheres que compactuam. Ganhem vergonha. Continuarei a escrever sobre o que eu quiser. E não abdico do meu sorriso. Não abdiquei por todas as violências que sofri; não vou abdicar por homens tristes, solitários, invejosos. Empenho-me muito no meu trabalho, mas sou mulher”, pode ler-se na extensa publicação feita por Madalena Sá Fernandes. 

Bruno Nogueira também não ficou indiferente à partilha da escritora. “Isto são dois homens lindos a verem o Instagram de uma mulher para criticarem as fotografias dela e o trabalho dela. É por estas e por outras que às vezes era importante uma punheta antes de dar entrevistas. E depois chorar em frente ao espelho pelos sonhos que morreram. E depois sim, falar de mulheres”, escreveu o humorista. 

A publicação partilhada por Madalena Sá Fernandes conta com centenas de comentários de apoio, entre eles personalidades muito conhecidas. “Fez bingo no cartão do macho ultrapassado. Duvidar do mérito sempre, dizer que deve ser cunha, pedir o recato e a cabeça baixa das vítimas, tudo para não ter de lidar com o talento de uma mulher bem-sucedida. Um cliché que diz muito de si mesmo e nada de quem critica”, escreveu Capicua.