Há divórcios multimilionários e separações discretas. Em 2021, à semelhança de milhões de casais, um pouco por todo o mundo, pares de famosos decidiram colocar um ponto final nas respetivas relações.
Da muito mediática separação de Kim Kardashian e Kanye West à problemática rutura de Zayn Malik e Gigi Hadid, recorde as celebridades que, em 2021, regressaram (algumas temporariamente) ao estado civil "solteiro" ou passaram a ter "divorciado" no documento de identificação.
Sara Carbonero e Iker Casillas
A 12 de março, chegava a confirmação do fim da relação de 10 anos de Sara Carbonero e Iker Casillas. "Hoje, o nosso amor um pelo outro toma caminhos diferentes, mas continuaremos juntos na maravilhosa tarefa de continuar a ser pais dedicados como temos feito até agora. É uma decisão muito cuidadosa e que tomámos em conjunto", escreveram os dois nas respetivas páginas de Instagram. Sara Carbonero, 37 anos e Iker Casillas, 40, têm dois filhos, Martín, de 8 anos, e Lucas, de 5.
No Verão, a jornalista reencontrou o amor ao lado do músico Kiki Morente.
Inês Mocho e Miguel Domingues
Em agosto, Inês Mocho, de 34 anos e Miguel Domingues, de 40 revelavam que tinham colocado um ponto final na relação de quatro anos. "Na memória ficam todos os momentos bonitos que vivemos juntos e maior prenda de todas que é a Leonor", escreveu o comunicador nas redes sociais. A influenciadora digital e o comunicador estavam juntos desde 2017.
Têm uma filha, Leonor, de 3 anos.
Manuel Marques e Ana Martins
2021 foi um ano intenso para Manuel Marques. O ator da novela da TVI "Festa é Festa" terminou o casamento com Ana Martins, com quem estava há 15 anos, e reencontrou o amor ao lado de Beatriz Barosa, colega de elenco da trama da estação de Queluz de Baixo. O anúncio da rutura foi feito em junho, através de um comunicado nas redes sociais.
"Apesar de sempre ter falado da minha vida privada com máxima discrição, venho por este meio informar que me separei da minha companheira", anunciou o ator de 46 anos. Manuel Marques e Ana Martins têm duas filhas, Inês, de 14 anos e Elisa, de 6.
Ana Garcia Martins e Ricardo Martins Pereira
A influenciadora digital e o empresário divorciaram-se em julho, alguns meses depois de se terem separado. Ana Garcia Martins, de 40 anos e Ricardo Martins Pereira, de 45, têm dois filhos em comum, Mateus, de 8 anos, e Benedita, de 3. A também comentadora do reality show da TVI "Big Brother" reencontrou o amor ao lado do advogado Diogo Orvalho.
Helena Costa e Frederico Formigal
Na véspera do Natal, a atriz de 38 anos anunciava o fim do casamento de três anos. Helena Costa e Frederico Formigal casaram-se em 2018 e têm duas filhas de dois anos, as gémeas Mercedes e Maria do Mar.
"Sem entrar em demasiado detalhe, posso dizer-vos que o divórcio foi a melhor decisão para ambos. Estamos e estaremos sempre unidos pela Mercedes e pela Maria do Mar, que são o mais importante das nossas vidas, e vamos continuar a fazer tudo para que elas cresçam saudáveis e muito felizes", escreveu Helena Costa nas redes sociais.
Kim Kardashian e Kanye West
Em fevereiro, Kim Kardashian fazia o pedido formal da dissolução do casamento de sete anos com o rapper. A estrela de reality TV já reencontrou o amor ao lado do comediante Pete Davidson e, embora o processo de divórcio ainda esteja em curso, o ex-casal mantém uma relação cordial, tendo Kanye comprado recentemente uma casa na vizinhança da ex-mulher. Kim Kardashian e Kanye West têm quatro filhos: North, de 8 anos, Saint, de 6, Chicago, de 3 e Psalm, de 2.
Bill e Melinda Gates
Ainda o divórcio não tinha sequer sido requerido e o fim do casamento de 27 anos de Bill e Melinda Gates (66 e 57 anos, respetivamente) entrava para a história das ruturas mais caras de sempre.
Bill Gates, que cofundou a Microsoft, é considerado uma das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna avaliada em cerca de 124 mil milhões de dólares — o equivalente 103 mil milhões de euros. A separação foi anunciada em maio e o divórcio oficializado em junho. Não se sabe, no entanto, se o ex-casal dividiu a fortuna em partes iguais, uma vez que os termos do acordo não foram tornados públicos.
Shawn Mendes e Camila Cabello
Sete anos depois de se conhecerem (e dois anos depois de começarem a namorar) o par de cantores colocou um ponto final na relação, em novembro passado.Shawn Mendes, 23 anos, e Camila Cabello, 24, utilizaram as histórias do Instagram para divulgar a separação. Estavam juntos desde 2019, ano em que lançaram, em colaboração, o tema "Señorita".
"Olá, malta. Decidimos terminar a nossa relação romântica, mas o nosso amor um pelo outro, enquanto humanos, está mais forte do que nunca. Começámos o nosso relacionamento enquanto melhores amigos e vamos continuar a sê-lo. Agradecemos o vosso apoio desde o início e daqui para a frente", escreveu o ex-casal.
Zayn Malik e Gigi Hadid
Foi uma das separações mais polémicas do ano e envolveu uma suposta agressão do cantor a Yolanda Hadid, mãe da manequim. Com uma filha em comum, Khai, de 15 meses, Zayn e Gigi estavam juntos desde 2015. A separação foi revelada a 28 de outubro, pela revista "People" e posteriormente confirmada por Zayn Malik na rede social Twitter.
Jennifer Lopez e Alex Rodriguez
É verdade que, em 2021, ficámos absolutamente de queixo caído pelo reatar da relação de Jennifer Lopez e Ben Affleck, 17 anos depois de ter namorado (e ficado noivos) pela primeira vez. Mas, antes disso, a cantora e atriz terminou a relação de quatro anos com Alex Rodríguez. JLo e o ex-jogador de basebol anunciaram o fim do noivado em abril. "Percebemos que estamos melhor como amigos e pretendemos continuar assim", revelaram, num comunicado conjunto.
Elon Musk e Grimes
X Æ A-Xii é o nome do único filho em comum do empresário de 50 anos e da artista de 33. O casal, que manteve uma relação ao longo de três anos, separou-se em setembro passado. Em declarações à "Page Six", Elon Musk confirmava a rutura, dizendo que estavam "semi-separados" mas que mantinham uma boa relação e se encontravam amiúde.