"O bom filho a casa torna" não é o ditado mais adequado para descrever o regresso do filho mais velho da princesa Mette-Marit ao seu país natal, no dia em que assinala o seu 28º aniversário. De acordo com o jornal norueguês "Se Og Hor", Marius viajou num avião comercial, tendo a sua presença sido notada por passageiros. Foi o último a abandonar a aeronave e, nas imagens publicadas pelo diário, estava de boné, capuz na cabeça e óculos.

A vida de Marius Borg mudou radicalmente em agosto, mês em que foi detido por agressão à então namorada. Esta foi apenas a primeira de seis acusações que já foram formalizadas pelas autoridades ao enteado do príncipe Haakon, estando uma investigação em curso.

Marius é acusado de violência doméstica contra duas ex-namoradas, de ameaças de morte a um homem de 20 anos, e de abuso sexual de uma mulher, episódio que terá acontecido em setembro de 2024. O filho de Mette-Marit voltou a ser detido em novembro, tendo sido depois libertado e seguido para uma clínica de reabilitação em Londres, para tratar dependência de álcool e drogas.

Marius nega a maioria das acusações mas, em dezembro passado, de acordo com a imprensa norueguesa, não só fugiu da clínica de reabilitação onde estava como quebrou a ordem do tribunal para se afastar das vítimas envolvidas no caso, tendo contactado uma das jovens que o acusam de agressões.

O impacto deste escândalo tem sido devastador para a família real norueguesa, com a popularidade a cair a pique nos últimos meses. A princesa Mette-Marit, de 51 anos, é a que mais tem sofrido com os escândalos do filho mais velho. Passou os últimos meses de 2024 afastada dos olhares públicos devido ao seu estado de saúde frágil (a futura rainha da Noruega sofre de fibrose pulmonar) e, de acordo com a TV2, não tem qualquer compromisso oficial agendado para o mês de janeiro.

Os príncipes Haakon e Mette-Marit com a filha mais velha, Ingrid. Os reis Harald e Sonja
Os príncipes Haakon e Mette-Marit com a filha mais velha, Ingrid. Os reis Harald e Sonja Os príncipes Haakon e Mette-Marit com a filha mais velha, Ingrid. Os reis Harald e Sonja

Aos 87 anos e com uma saúde frágil, o rei Harald estará cada vez mais perto de abdicar do trono. A juntar a todas as preocupações públicas do monarca, a rainha Sonja, também de 87 anos, foi recentemente hospitalizada após sofrer um "incidente" enquanto esquiava, relata a "Hello". A casa real norueguesa garantiu que a rainha Sonja é estável e que a hospitalização foi temporária. A mulher do rei Harald sofre de fibrilação atrial, termo que designa um ritmo cardíaco anormal, caracterizado por batimentos rápidos e irregulares. Quem não dá sinais de abrandar é o príncipe Haakon, que tem uma agenda preenchida com compromissos oficiais.