2024 não está a ser um ano bom para a família real norueguesa. Este domingo, para tentar transmitir uma imagem de alguma normalidade, a casa real divulgou as tradicionais fotografias de Natal. Nas imagens, surgem os reis Harald V e Sonja, acompanhados dos príncipes Haakon e Mette-Marit e ainda da neta, a princesa Ingrid Alexandra, de 20 anos, segunda na linha de sucessão. 

Mas, assim que as imagens foram divulgadas, soaram os alarmes. Onde está Sverre Magnus, o filho mais novo dos príncipes Haakon e Mette-Marit, e terceiro na linha de sucessão ao trono? De acordo com a diretora de comunicação do palácio declarou à imprensa noruguesa, o príncipe de 18 anos não participou na sessão fotográfica "porque vive em Trondheim", localidade a cerca de 500 quilómetros de Oslo, onde se situa o palácio real.

O filho mais novo dos príncipes mudou-se para esta cidade no noroeste da Noruega em setembro e, como revelou Mette-Marit ao canal público de televisão NRK, encontra-se ali a trabalhar. É também nesta cidade que vive a namorada de Sverre Magnus, Amalie Giæver Macleod, que está atualmente a estagiar numa galeria de arte em Trondheim.

"O príncipe mudou-se depois de terminar o ensino secundário e isto pode ser um sinal de que não voltará a participar em sessões fotográficas deste género", declarou Caroline Vagle, especialista em temas relacionados com a casa real norueguesa, ao diário "Se og Hør". Tal decisão poderá estar relacionada com o facto de, no verão, a casa real ter reorganizado a forma como os membros da família real são apresentados no site. Em destaque surgem os reis Harald V e Sonja, os príncipes Haakon e Mette-Marit e a princesa Ingrid Alexandra. Sverre Magnus está incluído na categoria "outros membros da casa real", juntamente com a princesa Astrid, irmã do rei Harald V, e a princesa Märtha Louise, filha dos reis Harald V e Sonja. Um sinal de que a casa real quer dar sobre quem é a família nuclear e os seus membros séniores.

Sverre Magnus (à esquerda), com os pais, a irmã e os avós, na fotografia de Páscoa, em março de 2024
Sverre Magnus (à esquerda), com os pais, a irmã e os avós, na fotografia de Páscoa, em março de 2024 Sverre Magnus (à esquerda), com os pais, a irmã e os avós, na fotografia de Páscoa, em março de 2024

Outra ausência, mas mais esperada, é a do filho mais velho da princesa Mette-Marit. Marius Borg Høiby está atualmente internado numa clínica de reabilitação fora da Noruega, depois de meses de acusações de agressões e violência sexual. O jovem de 27 anos, que tem um problema de dependência de substâncias e álcool, foi detido duas vezes, uma em agosto e outra em novembro, e está a ser investigado pelas autoridades norueguesas. Este domingo, 22 de dezembro, o príncipe Haakon foi fotografado a chegar a Londres, uma viagem-relâmpago que, segundo o "Se og Hør", poderá estar relacionada com o internamento do enteado, a quem não foi retirado o passaporte diplomático.

Fotos: Stian Lysberg Solum, NTB