Após dois anos sem falar com a comunicação social sobre o assunto, Daniel Souza quebrou o silêncio sobre a alegada violência doméstica praticada no casamento com Luciana Abreu no programa “Goucha”, da TVI.
“Continuo a ser inocente e vítima de violência psicológica dos tempos em que vivi naquela casa”, garantiu o ex-marido de Luciana Abreu, que aceitou conversar com Manuel Luís Goucha antes da leitura da sentença — anunciada na passada quarta-feira, 6 de abril — para que, nas suas palavras, “a verdade fosse reposta e ouvida a outra versão”.
“Como viveu estes anos não se podendo defender na praça pública?”, começou por questionar o apresentador. “Vivi um autêntico terror psicológico e foi difícil lidar com todas as notícias que iam saindo”, respondeu o guia turístico há quase 20 anos.
Daniel Souza afirmou que toda a situação com a ex-mulher o fez sentir-se “drenado, sem luz”, tendo necessitado de terapia para voltar “a respirar e ao que era antes”. “Desesperadamente chorei e gritei”, confessou a Manuel Luís Goucha.
Segundo Daniel Souza, os problemas do casal começaram em 2018 após o nascimento das gémeas, quando se apercebeu de rituais que eram feitos em casa. Descreveu que eram queimadas velas e folhas secas “que deitavam um cheiro insuportável”.
"Fiquei preocupado por as minhas filhas prematuras estarem a cheirar aquilo", disse. Além disso, o ex-marido de Luciana Abreu afirma que emprestou dinheiro à atriz e sempre que tentava falar sobre o assunto criava-se mau ambiente em casa.
"Houve discussões rotineiras quando se tratava desses temas, mas nunca houve violência física. Aliás, nesses termos, eu é que fui vítima. Levei empurrões e fui alvo de terror psicológico. Fui descartado quando viram que eu não correspondia economicamente ao que esperavam", constatou.
Em 2019, houve uma tentativa de reconciliação que não funcionou e, por isso, avançaram para o divórcio, que foi decretado em 2021, indica o JN.
“Alguma vez a abusou ou violou?”, perguntou Manuel Luís Goucha e o empresário, que diz que todo o processo crime é uma estratégia elaborada pela atriz, de forma a conseguir manter a sua imagem pública limpa, respondeu: “Isso é ridículo. É uma das acusações que não foi provada, nem aceite pelo juiz. Ela queixava-se que não tínhamos relações, era precisamente o contrário".
O entrevistado ressalvou ainda que o objetivo de falar agora não é para “fazer o papel de vítima”, até porque sente-se uma pessoa “completamente renovada e consciente do que se passou”, que diz confiar na justiça divina. "É-me indiferente a decisão do tribunal, porque não me vejo nas acusações que foram feitas", sublinhou.
Além de falar sobre o processo em tribunal em que é arguido, Daniel Souza abordou a degradação do casamento com Luciana Abreu, que terminou em divórcio, e também a paternidade. “Foi-me impedido o acesso às minhas filhas a partir de um email que dizia terem sido mudadas as fechaduras de casa”, revelou, acrescentando que depois começou a ver as filhas de 15 em 15 dias. "A última vez que vi as minhas filhas foi em março de 2020, até porque a mãe das minhas filhas nunca me deixou fazer videochamada com elas."
Luciana Abreu já reagiu à entrevista do ex-marido
Depois de saber que o ex-marido ia ser entrevistado na TVI, Luciana Abreu, de 36 anos, reagiu com um comunicado, publicado no Instagram na passada segunda-feira, 8, onde escreveu: "Não levarei para fora do tribunal o que é do tribunal, nem utilizarei os meios de comunicação social para influenciar sentenças ou para denegrir ou afectar a vida das minhas filhas. Elas não nos perdoarão."
Na mesma partilha, a atriz garantiu que não ia assistir à entrevista, até porque só vê o canal onde trabalha. "A SIC é uma televisão que me merece confiança pela verdade das notícias e porque é uma televisão de causas, nomeadamente o apoio que tem dado às vítimas de violência doméstica."
Atriz quer doar eventual indemnização a instituição de apoio às vítimas de violência doméstica
A decisão do tribunal de Cascais em condenar o empresário soube-se na passada quarta-feira, 6. Foi condenado, mas a pena poderá só ser conhecida a 4 de maio, segundo o "Jornal de Notícias".
A atriz da SIC poderá receber uma eventual indemnização de três mil euros, valor que exigiu ao ex-marido, e pretende doá-la à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), uma das entidades que presta apoio, confidencial e gratuito, a vítimas de violência doméstica — a linha de apoio 116 006 funciona nos dias úteis, das 8h às 22h.
Luciana Abreu divorciou-se do pai das gémeas, Amoor e Valentine, de 5 anos, em 2021, após dois anos a tentar a reconciliação. A artista da SIC é também mãe de Lyannii, de 10 anos, e de Lyonce, de 11, que nasceram do primeiro casamento da artista com Yannick Djaló.