João Francisco Lima esteve esta terça-feira, 8 de junho, à conversa com João Baião e Diana Chaves no "Casa Feliz", da SIC. O filho do ator Pedro Lima, que morreu a 20 de junho de 2020, falou sobre a perda do pai e de como a sua experiência trágica ajudou outras pessoas a encararem o tema da saúde mental.

"Tenho dito as coisas pelos nomes. Até à morte do meu pai, nunca tinha pensado em saúde mental. Quando me comecei a aperceber, senti a necessidade de agir", começa por dizer o estudante de marketing, que esteve recentemente nos Países Baixos para a completar o curso.

Filho de Pedro Lima tatuou imagem do pai. “Agora ele pode continuar a correr para o mar”
Filho de Pedro Lima tatuou imagem do pai. “Agora ele pode continuar a correr para o mar”
Ver artigo

Questionado pelos apresentadores do matutino da estação de Paço de Arcos sobre como encarou a perda do pai, João Francisco explica que tinha duas hipóteses: "Ou passava por este processo sozinho ou tomava a decisão de me ajudar a mim e a outras pessoas".

Para além disso, o jovem de 22 anos garante que a nova geração está mais recetiva e aberta a perceber o que são sintomas como ansiedade, depressão e outras doenças mentais. Assim, tem aproveitado a exposição que tem nas redes sociais para abordar o tema e partilhar a sua perspetiva.

"Tento explicar e dizer as coisas da minha perspetiva, com base na experiência que passei. Tento passar como é uma ida ao psicólogo. Imagino um psicólogo como um espelho que nos responde a questões que precisamos de responder", acrescenta ainda.

João Francisco é embaixador da Ivory, uma marca de roupa que tem um propósito que vai muito além da moda. "Desafiaram-me para ser embaixador da cor da saúde mental", diz, explicando ainda que cada peça de roupa da marca tem uma cor associada a determinada causa. Ao comprar um artigo, está a contribuir com 10% para diferentes causas.

Pedro Lima morreu aos 49 anos, a 20 de junho do último ano, na Praia do Abano, Cascais. O ator deixou cinco filhos: João Francisco, Ema, de 17, Mia, de 14, Max, de 11 e Clara, de 5. João Francisco é fruto do relacionamento do ator com Patrícia Piloto, enquanto que os restantes são fruto da sua relação com a ceramista Anna Westerlund.

Percorra a galeria de fotos de João Francisco Lima.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.