Manuel Fernandes, uma das principais figuras do Sporting Clube de Portugal, morreu esta quinta-feira, 27 de junho, aos 73 anos. O antigo jogador dos leões e da Seleção Nacional estava internado há várias semanas depois de ter sido operado a um tumor em maio, segundo a SIC Notícias, e acabou por não resistir. 

“Várias pessoas” podem ser acusadas pela morte de Matthew Perry. Investigação está quase a terminar
“Várias pessoas” podem ser acusadas pela morte de Matthew Perry. Investigação está quase a terminar
Ver artigo

A notícia foi avançada pelo filho, Tiago Fernandes, que publicou um vídeo com uma compilação de várias fotografias com o pai nas redes sociais. “Perdi o meu melhor amigo. Fiz tudo por ti”, escreveu. O lendário avançado do Sporting, conhecido por muitos como o “eterno capitão”, representou o clube entre 1975 e 1987, sendo até hoje o jogador com mais jogos na Primeira Divisão, perfazendo um total de 486 partidas, de acordo com o “Diário de Notícias”. Durante o seu percurso no Sporting, Manuel Fernandes conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

O antigo futebolista acabou por trocar o verde e branco de Lisboa pelo verde e branco de Setúbal no ano seguinte, onde terminou a carreira, começando uma de treinador, onde veio também a treinar o Sporting e a reformar-se no Vitória SC. No entanto, a sua relação com o clube leonino sempre foi a melhor, e o Estádio José Alvalade chegou mesmo a homenagear Manuel Fernandes dando o seu nome à porta 7 do estádio, em dezembro de 2020. 

A sua condição no hospital já era conhecida, já que aconteceu na mesma altura em que o Sporting CP se sagrou campeão nacional de futebol em 2024. Em maio, tanto o presidente do clube Frederico Varandas como o avançado Viktor Gyokeres visitaram Manuel Fernandes no hospital, levando a taça até ao ex-jogador, que teve a oportunidade de ver o seu clube de coração conquistar a maior taça do desporto português uma última vez.

“A nossa família. O Presidente Frederico Varandas e o nosso Viktor Gyokeres foram visitar Manuel Fernandes ao hospital com a Taça de Campeão Nacional 23/24, antes da recepção na Câmara Municipal de Lisboa”, escreveu o clube no X (antigo Twitter).

As reações à morte do eterno capitão

O impacto que Manuel Fernandes teve no mundo do futebol não deixou ninguém indiferente, e foram muitos os clubes, antigos jogadores e adeptos de futebol que quiseram deixar uma palavra de força a toda a família. No caso do Sporting, o clube manifestou o pesar da morte do eterno capitão através das redes sociais, onde, através de várias publicações, homenagearam Manuel Fernandes.

“‘Fiz aquilo que mais gostava, que era chegar um dia ao Sporting. Nem que fosse um jogo, eu ficaria feliz’. Foram 433 jogos, 257 golos e uma vida de Leão ao peito. Obrigado, eterno capitão Manuel Fernandes”, “O número 9 que ficará na nossa memória. O teu legado perdurará para sempre, Manuel Fernandes” e “O Leão que não deixou ninguém indiferente” foram algumas das legendas publicadas pelo clube. 

Nos comentários às publicações do Sporting e de Tiago Fernandes, nomes como Nuno Gomes, Miguel Costa e Erick Mendonça saltaram à vista. O antigo jogador do Benfica mandou os seus sentimentos a toda a família de Manuel Fernandes, enquanto que o ator português disse apenas que o “eterno capitão” nunca será esquecido. Já o jogador de futsal do Sporting, que rumou ao Barcelona em 2023, não quis deixar o momento em branco e respondeu à publicação com um coração verde, assim como o ator Miguel Raposo. 

Pedro Fernandes também prestou a sua homenagem a responder com um “Adeus, eterno capitão”, e Pedro Chagas Freitas mandou um “abraço apertado” a Tiago Fernandes. Nani reforçou o seu apoio ao filho do ex-jogador e Madjer, jogador de futebol de praia da Seleção Nacional, fez o mesmo.Que descanse em paz! Um forte abraço de amizade a toda a família neste momento de dor. Muita força Amigo”, escreveu. 

Além dos nomes já mencionados, também José Mourinho recorreu às redes sociais para fazer uma homenagem a Manuel Fernandes, revelando que este era “um grande homem” e um “amigo de verdade”. “Um grande homem, um super jogador, um amigo de verdade, o homem que acreditou numa criança e me levou ao futebol profissional. Ele deixou-nos, e vai ser difícil para mim trabalhar, mas consigo ouvi-lo dizer ‘vamos lá Zé’. Meu treinador, Manuel Fernandes para sempre”, escreveu. Cristiano Ronaldo também prestou uma homenagem e republicou nas suas stories do Instagram a publicação do Sporting, deixando na legenda um "Descansa em paz, Manuel Fernandes".

Também vários clubes da Liga Portugal prestaram as suas homenagens, como o FC Porto, SL Benfica ou Estrela da Amadora. O clube azul e branco reconheceu a garra do antigo jogador, escrevendo numa publicação do X que “grandes adversários enriquecem” a sua história, e deixaram as “sentidas condolências à família e amigos de Manuel Fernandes”.

Já o eterno rival da capital, numa nota divulgada no seu site oficial, expressou “profundas condolências”, endereçando “sentidos pêsames” a todos os que eram próximos do jogador. “Que descanse em paz”, escreveram. 

O Estrela da Amadora recordou ainda a passagem de Manuel Fernandes pelo clube no início da sua carreira de treinador, em 1990, que teve como adjunto José Mourinho. “Manuel José Tavares Fernandes, figura mítica do futebol português que defendeu as nossas cores enquanto treinador na temporada 1990/91. O CF Estrela da Amadora endereça, em nome de toda a família estrelista, os mais sentidos pêsames a toda a família e amigos”, escreveram

O Vitória de Setúbal, onde Manuel Fernandes acabou a carreira tanto de jogador como de treinador, quis prestar a sua homenagem. “Um dos nossos partiu. Foi uma honra. Até sempre, Manel. Que o céu o celebre com paz e muitos golos. Ao seu filho, Tiago, em particular, assim como a toda a restante família, amigos e admiradores, o Vitória Futebol Clube envia as suas mais sentidas condolências”, publicaram.