Depois de ter completado 38 semanas de gestação, Maria Botelho Moniz despede-se do programa para ir descansar. Naquele que foi o seu último "Dois às 10" antes de ser mãe, houve presentes e mensagens de apoio para a apresentadora.
Desde espreguiçadeiras para bebés a bodies com a frase “Bebé TVI”, o menino, cujo nome ainda não foi divulgado, já leva para casa vários presentes da equipa do “Dois às 10”. A meio do programa, um vídeo foi apresentado com uma montagem de vários momentos marcantes e fotografias das várias fases da gestação. A novidade da gravidez, a revelação do sexo do bebé, a evolução barriga e as brincadeiras com Cláudio surgiram no vídeo, o que deixou Maria Botelho Moniz emocionada.
"Parece que foi a correr, mas estou há muitos meses nisto. Estou um bocadinho cansada, confesso, e acho que já está na hora", começou por dizer a apresentadora em direto no programa desta sexta-feira. "Eu estiquei, estiquei e estiquei porque isto é um vício e isto traz-nos alegria, temos o privilégio de fazer aquilo que gostamos, e decidir que é aqui que vamos fazer a pausa para ir viver o outro sonho não é muito fácil", confessou.
Quando questionada por Cláudio se estava com alguma ansiedade, a apresentadora confessou estar com um pouco de medo. "Tenho medo, eu acho que nós temos informação a mais. Recebemos muitas histórias, ouvimos muitas coisas e as coisas não acontecem só aos outros. Temos de pensar positivo e que tudo vai ser pelo melhor, mas há aquela pontinha de ansiedade", explicou. Maria Botelho Moniz diz ainda que as histórias que receberam sobre abortos, bebés prematuros e complicações serviram de exemplo para ela, pois não são histórias tristes e sim de superação.
"A partir de segunda vou estar muito descansadinha, porque não tenho o Pedro cá, vai viajar em trabalho. Vou estar muito sossegadinha para ver se ele não vem antes do tempo e para ver se ele espera pelo pai, mas vou estar muito tranquila", disse a apresentadora. "Tenho tudo pronto, não tenho de andar a correr de um lado para o outro. Deixei já tudo orientado e agora é esperar que ele decida vir".
No final da conversa, Maria Botelho Moniz foi surpreendida com um vídeo cheio de mensagens de apoio por parte dos seus colegas da estação de Queluz de Baixo. "É o teu momento, o momento em que vais descobrir o que é ser mãe", começou por dizer Cristina Ferreira, ao que acrescentou Maria Cerqueira Gomes "e vai ser com certeza o dia mais feliz da tua vida". Já Iva Domingues aconselha a apresentadora a dormir enquanto pode até o bebé chegar, e Marta Cardoso diz que está disponível para ajudar no que Maria Botelho Moniz precisar.
"Sabemos todos que era algo que tu ambicionavas muito e sabemos também que é algo que tu mereces, tenho a certeza de que vais ser muito feliz", disse Ruben Rua. Susana Dias Ramos também esteve presente, dizendo que "vai nascer uma mãe" e que será com certeza "a melhor do mundo". O vídeo acaba com Manuel Luís Goucha a dizer que o "rapagão vai adorar conhecer o tio Goucha".
Cláudio Ramos também aproveitou para se despedir da apresentadora. "Vou ter saudades tuas, temos feito um caminho bonito", começou por dizer. "És uma grande companheira de trabalho. Não deste trabalhinho nenhum, por isso não venhas depois mais chata", brincou o apresentador. Maria Botelho Moniz acaba por dizer a Cláudio que estar ali durante nove meses só se tornou mais fácil por ser ele ao lado dela.
No final do programa, a apresentadora despediu-se dos telespectadores e agradeceu por tudo aquilo que fizeram por ela durante a gravidez. "Quero agradecer-lhe a si, que está aí desse lado, por todos os mimos que me enviaram mas agora olhe, até já", concluiu Maria Botelho Moniz.
Agora, na segunda-feira, 6 de novembro, quem fará dupla com Cláudio Ramos será Cristina Ferreira. "Só tu é que tens paciência e arcaboiço para aturar isto”, disse Maria Botelho Moniz, no programa em que anunciaram que a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI iria substituir a apresentadora, no passado mês de outubro.
Maria Botelho Moniz anunciou, em maio deste ano, que um dos seus maiores sonhos se iria realizar: ser mãe. Em direto do “Dois às 10”, a apresentadora anunciou a novidade às 14 semanas (pouco mais de três meses) de gestação, não sabendo ainda o sexo do bebé, que revelou, mais tarde, ser um menino. "Foi uma coisa muitíssimo planeada, muitíssimo esperada. Por isso, cada mês era vivido com algum nervosismo", explicou a apresentadora na altura, que também revelou que se submeteu a tratamentos de fertilidade para conseguir engravidar.