Morreu José Pinto. A notícia foi avançada esta sexta-feira, 16, na página de Facebook do ator de 95 anos. "É com grande pesar que anunciamos a morte do nosso José Pinto, tendo falecido calmamente em sua casa na passada noite. Aproveitemos este momento não apenas para lamentar esta triste notícia, como para celebrar a vida e obra de um Homem que sempre procurou dar o melhor de si aos outros, seja através do pequeno ou grande ecrã, teatro ou cara a cara com aqueles que lhe foram mais próximos", pode ler-se. As cerimónias fúnebres começam esta sexta-feira, 16 de fevereiro, na Igreja do Candal. O funeral acontece este sábado.
Ao longo de mais de seis décadas, José Pinto teve uma carreira prolífica no teatro, cinema e televisão. O Teatro Experimental do Porto foi a primeira companhia onde trabalhou, tendo também passado pela Seiva Trupe. Começou a representar no pequeno erã ainda na década de 1960, quando a RTP dava os primeiros passos. Integrou o elenco de séries como "Os Andrades", "Major Alvega", "Inspector Max", "Cidade Despida" e, mais recentemente "Os Boys". Em 2016, interpretou António de Oliveira Salazar no filme e também série "Capitão Falcão", protagonizado por Gonçalo Waddington. "Santa Bárbara", em 2016, foi a última novela na qual participou, tendo integrado o elenco de tramas como "Perfeito Coração", "Dei-te Quase Tudo", "Amanhecer" ou "Ganância".
Também fez parte de projetos marcantes do cinema português, como "Vale Abraão", de Manoel de Oliveira, "A Sombra dos Abutres", de Leonel Vieira, "O Delfim", de Fernando Lopes, ou "Coisa Ruim", de Tiago Guedes e Frederico Serra.