Ana Peleteiro, que namorou cinco anos com Nelson Évora e cuja relação terminou em 2021, publicou um vídeo no TikTok onde revela ter sofrido abusos sexuais por parte de um ex-companheiro, sem nunca revelar de quem se tratava. A atleta espanhola de triplo salto fez esta partilha para ajudar outras mulheres na mesma situação.

Rita Cruz e outros atores denunciam dívidas em dobragens. “Clientes como o Panda e a RTP não querem saber”
Rita Cruz e outros atores denunciam dívidas em dobragens. “Clientes como o Panda e a RTP não querem saber”
Ver artigo

“Ele disse que não falava publicamente sobre a nossa relação para nos proteger, porque quem não sabe não estraga as coisas. E, ainda assim, eu fiquei. Ele discutia comigo e ameaçava deixar-me sempre que eu publicava stories com ele sobre coisas do dia a dia. E, no entanto, eu fiquei. Ele tinha amigas novas todos os meses e inventava histórias de que eram amigos há mil anos e era mentira, eram como amantes. Eu não sabia disso na altura, obviamente, agora sei. E mesmo assim fiquei, porque acreditei”, disse Ana Peleteiro.

“Ele usava um vidro temperado, que não permitia ver o telemóvel, a não ser que se estivesse de frente para ele, porque dizia que eu olhava para o telemóvel sempre que ele escrevia. E, mesmo assim, eu ficava. Sempre que eu suspeitava que ele estava a falar com outra pessoa, com outra rapariga, porque estava a tentar ou estava prestes a descobrir uma infidelidade, ele dizia-me que eu era completamente louca, que eram invenções da minha cabeça. E que eu ia acabar por acabar com a nossa relação por causa de tanta desconfiança. E, mesmo assim, eu ficava”, continuou.

Depois de respirar fundo, a atleta revelou ainda que sofria abusos sexuais. “Acordava-me de noite a fazer sexo sem consentimento. E, mesmo assim, fiquei. Mudei absolutamente tudo em mim, desde a roupa, ao cabelo, à forma como agia com a minha família, afastando-me de tanta gente, e mesmo assim fiquei”.

“Voltava das viagens com chupões no corpo e dizia-me que eram picadas de insetos que talvez estivessem no colchão. E eu ficava. Dizia-me que se não tivéssemos relações sexuais sempre que ele quisesse, isso iria deteriorar a relação e que quem não comia em casa, comia fora”, relatou.

Além disso, contou que, na pandemia COVID-19, o ex-companheiro a deixou sozinha “durante quatro meses”, sendo que tiveram a oportunidade de os passar juntos. Apesar de não mencionar o nome do ex, nesta altura Ana Peleteiro namoraria com Nelson Évora.

“Descobri que tinha uma vida dupla. Outra relação às escondidas. Mesmo assim, fiquei e perdoei-o. Quando fomos viver juntos, ele disse-me que a cozinha era só minha. Que não se ia ocupar de absolutamente nada que tivesse que ver com cozinha e tarefas domésticas. E mesmo assim eu fiquei”, disse.

A atleta apelou ainda que, quem estivesse na mesma situação, para sair “a correr” da relação. “Nunca vais ser feliz e eles estão a fazer-te muito mal. Tenta fazer terapia, porque sair de uma relação com um narcisista é muito complicado, pois eles reduzem a tua autoestima a -20. Mas com ajuda, com pessoas à tua volta que te amam, podem sair e começar do zero. E viver um amor verdadeiro, bom e bonito”, concluiu.

Depois desta partilha, Ana Peleteiro recorreu ao Instagram para agradecer as mensagens de apoio que tem recebido e explicar que fez o vídeo por se tratar de uma trend no TikTok em que as pessoas partilham coisas pelas quais passaram nas relações e mesmo assim ficaram, já que já tinha falado sobre a relação abusiva anteriormente. “Graças às minhas pessoas, à terapia e ao tempo, fui capaz de superar ‘quase’ sem sequelas”, escreveu.

Atualmente, Ana Peleteiro é casada com o também atleta de triplo salto francês Benjamin Campaoré, com quem tem uma filha, Lúa, que nasceu em dezembro de 2022. O casal já tinha estado junto antes da relação com Nelson Évora Évora – que namora com Evy Alberola, com quem tem uma filha, Isabella, 5 meses – e, segundo o que a atleta disse numa entrevista à “Yo Dona”, ambos tiveram “relações tóxicas” antes de se reconciliarem.

Nos stories, também revelou estar a viver um “amor bom, bonito”, com “respeito” e “admiração”. “Agora estou e sou feliz, tenho um homem a meu lado que me ama com todas as minhas virtudes e defeitos. Que me faz sentir segura, que não me faz duvidar nem de mim, nem dele e que a cada dia me faz uma melhor pessoa. (...) Que me ensinou a amar-me e respeitar-me outra vez, quando eu estava completamente destroçada”, escreveu.

Ana Peteleiro
Ana Peteleiro Ana Peteleiro com o marido, Benjamin Campaoré. créditos: instagram