Isabel Silva estendeu o seu projeto digital "DoBem" ao público infantil. "Vamos Ter uma Vida Saudável", "Vamos Fazer Bem aos Outros" e "Vamos Cuidar do Ambiente" são os três livros publicados pela apresentadora para incentivar as crianças — e, consequentemente, os pais — a adotar hábitos mais saudáveis. Ao seu lado estará aquele que ela vê como seu o filho, o inseparável cão Caju, também ele uma figura relevante nestas histórias.

Isabel Silva faz reflexão após saída da TVI. "Tinha necessidade de me libertar”
Isabel Silva faz reflexão após saída da TVI. "Tinha necessidade de me libertar”
Ver artigo

"As crianças são talvez o público com uma maior capacidade de adaptação a novos hábitos, com maior facilidade em alterar rotinas", explica Isabel Silva à MAGG. "Também porque acredito na máxima que diz que 'de pequenino é que se torce o pepino', achei que estava na hora de lançar um projeto com o meu ADN, um projeto do bem, que contribua para que as crianças possam adotar hábitos mais saudáveis no seu dia a dia, e que possam depois levar essas ideias para casa, para as passarem aos pais”.

Isabel Silva tem "a vontade e o entusiasmo em partilhar e inspirar os outros para uma vida melhor", afirma no seu perfil do Instagram. Além da leitura feita em casa, pelos pais, a apresentadora de televisão revela a vontade de se deslocar às escolas para contar, pessoalmente, as histórias às crianças. "É importante que eles aprendam de forma divertida quais os contentores de reciclagem onde devem pôr uma embalagem, ou que fiquem a conhecer legumes que não conhecem, como a abóbora, porque depois vão praticar isso fora da escola e vão pedir à mãe, por exemplo, para lhe fazer abóbora porque aprendeu isso na história”.

No vídeo partilhado nas suas plataformas oficiais, revela que “este projeto nasce das muitas perguntas” que o público lhe foi fazendo: “Se sempre comi de uma forma natural e livre de processados, [a que alimentos] vou buscar energia e vitalidade, como se trabalha o espírito positivo, como faço para manter o equilíbrio e quando é que tudo isto deu um clique”, exemplifica.

A base da ideia é a sua própria filosofia de vida: uma vida do bem. "Desde sempre a minha mãe me deu uma alimentação natural, saudável. Era ela que me preparava os lanches, fazia o iogurte que eu comia, fazia-me o pão, nada ali era processado artificialmente. Cresci a ver os meus avós a cultivarem legumes nas hortas. Isto fez com que o meu paladar fosse educado desde sempre a receber sabores naturais, tais como eles são, e não alterados”.

Aliada à alimentação saudável, a influenciadora digital pratica exercício físico desde pequena. "Os meus pais sempre foram muito humanos, sempre praticaram atividade física e sempre aplicaram em casa muitos dos princípios que hoje defendo, os valores globais do bem, na forma de comer, na forma de estar e na forma de proteger o ambiente”, conta Isabel Silva à MAGG.

Os três livros agora lançados são o início de um projeto a que a apresentadora pretende dar continuidade,"incentivando sempre as crianças a praticarem o bem na sua dimensão holística", ao lado do seu companheiro Caju.

Isabel Silva é mentora do projeto "DoBem", uma revista digital onde dá dicas sobre alimentação saudável, exercício físico, mindfulness e sustentabilidade.

A coleção está à venda em espaços SONAE, como a Note!, o Continente ou os supermercados Bom Dia, em exclusivo.