Raquel Tavares confirmou esta sexta-feira, 17 de agosto, que vai regressar aos palcos. A fadista anunciou, na sua conta pessoal de Instagram, três concertos em Espanha (em Barcelona, Madrid e Sevilha, a 17 e 24 de setembro e a 30 de novembro, respetivamente).
Em janeiro de 2020, a artista avisou que iria afastar-se da música, numa entrevista concedida n'"O Programa da Cristina". Disse que estava "profundamente infeliz", que não gostava da vida artística e que esta a deixava doente. "Percebi que aquilo a que me dediquei a vida inteira me estava a fazer menos bem", disse, na altura.
"Decidi que quero viver além daquilo que tem sido a minha vida nos últimos 28 anos. Que é cantar", afirmou. "Questiono-me até que ponto nasci para esta vida. Eu decidi parar. Vou parar de cantar, já parei aliás. Não estava capaz nem emocionalmente, nem fisicamente. Eu já estava incapaz há muito tempo. Fui para lá daquilo que é o limite", continuou.
"Este parar é mesmo um ponto final. Na minha cabeça, tem de ser. Nada é definitivo, mas neste momento, na minha cabeça, cantar é uma coisa que me faz mal. E estamos a falar do grande amor da minha vida", disse a Cristina Ferreira. Ambas choraram agarradas a certa altura do programa.
Pouco tempo depois desta entrevista, surgiram rumores de que um desgosto amoroso seguido de uma depressão poderiam estar na origem desta decisão. A fadista ter-se-ia separado do músico brasileiro Xande de Pilares, de acordo com o que, na altura, avançou a revista "Vidas".
"A Raquel namorava com um músico brasileiro e sonhava lançar a sua carreira lá, mas tanto o amor como essa hipótese não correram como o previsto. Os últimos tempos foram complicados para ela", contara uma fonte à publicação. "A Raquel está a tentar superar muita coisa, uma delas é a separação do Xande. Eles eram muito unidos", disse a mesma fonte.
O novo ciclo profissional levou Raquel Tavares a focar-se na televisão, tanto na representação como na apresentação. Participou enquanto atriz em projetos como "Patrulha da Noite" (2020), série da RTP1, e as novelas "Golpe de Sorte" (2020) e "Por Ti" (2022), da SIC.
Depois de apresentar conteúdos como o "Olhá SIC" e o "Olhó Natal" em 2021, encontra-se a desempenhar funções no "Domingão", da mesma estação televisiva. Agora com 38 anos, e depois de passar muito tempo no Brasil, a lisboeta parece estar de volta ao fado e aos concertos.