No coração da baixa portuense, um local cheio de história, está prestes a ser escrito um novo capítulo. O Café Embaixador, um autêntico ícone da cidade desde 1959, embora encerrado desde 2022, vai voltar a abrir portas. E ainda que o espaço continue praticamente igual, a experiência gastronómica que lá vai viver é bem diferente.
O cheiro do café vai dar lugar ao guloso aroma de hambúrgueres e batatas fritas do Burger King. Sim, é lá que a nova loja da cadeia de fast food vai abrir portas, dando uma nova vida ao espaço, que estava adormecido há dois anos. E claro, sempre com o cuidado de preservar o património que este representa.
Ir ao Café Embaixador será como entrar numa máquina do tempo. Da fachada original, em que o letreiro com o nome do café é protagonista, aos icónicos painéis de Martins da Costa, com mais de 20 metros de altura, passando pelo pavimento de pedra, as escadas, o corrimão e gradeamento do piso superior original, foi tudo preservado para manter a identidade do local.
Quem o confirma é Filomena Spranger Jorge, diretora de marketing do Burger King em Portugal, de acordo com um comunicado da marca. Aliás, responsável enfatiza até que "a cuidadosa recuperação e preservação dos elementos arquitetónicos e artísticos deste espaço" está a ser levada a cabo "por técnicos especialistas".
Tendo este trabalho tão minucioso em conta, Filomena Spranger Jorge diz que isso poderá "adiar a conclusão das obras por algumas semanas". É precisamente por isso que a cadeia de fast food ainda não revelou a data de abertura, mas adianta que esta está prevista para breve.
Esta aposta no Café Embaixador é reflexo do plano de expansão da marca em Portugal. Até o final de 2024, o Burger King pretende chegar aos 200 restaurantes no País, onde já opera há 23 anos.