Junho é sinónimo de Santos Populares, que são sinónimo de festa, petiscos e bailaricos. De norte a sul, do continente às ilhas, praticamente todos os concelhos celebram ou o Santo António ou o São João ou o São Pedro, com arraiais, sardinhas e música popular.
Se não está para ir para o meio da confusão e quer ficar em casa mas saborear uma iguaria típica desta época, sugerimos que meta as mãos à obra e faça umas suculentas bifanas à moda do Porto. A receita é do Chefe Jamon, a alcunha nas redes sociais de Tiago Amorim.
O influenciador digital nortenho, conhecido pelas suas hilariantes críticas a iguarias de supermercado, dá-lhe dicas úteis para confecionar umas bifanas carregadinhas de molho, ideais para meter no pão e oferecer à sua cara metade (e à família toda, já agora).
Ingredientes
- Óleo vegetal (ou azeite)
- uma cebola média
- 2 dentes de alho
- uma colher de sobremesa de cominhos
- uma colher de sobremesa de paprika
- uma colher de sopa de puré de tomate
- uma colher de sobremesa de massa de pimentão
- 300g de bifanas de porco fininhas
- Sal qb
- molho inglês qb
- tabasco ou Piripiri qb
Modo de preparação
Faça um refogado com o óleo vegetal, a cebola e os alhos. Quando a cebola estiver translúcida, adicione os cominhos, a paprika, a pasta de tomate e a massa de pimentão. Deixe cozinhar, mexendo sempre. Junte a cerveja, deixe ferver durante alguns minutos. Passe com a varinha até ficar um molho homogéneo, junte as bifanas, tempere com sal grosso e molho inglês e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 45 minutos. No final, prove e a ajuste os temperos (esta é a altura para juntar picante).