O espumante Terras do Avô ganhou a medalha de ouro no maior concurso mundial de vinhos — e concorria contra outros dez mil. Produzido em 2016 na Madeira, foi lançado em 2022 para comemorar os 80 anos do pai do responsável pela marca, o empresário Duarte Caldeira.

Este espumante com 11,5% de teor alcoólico foi considerado o melhor no Concours Mondial Bruxelles por um júri composto por 50 pessoas de diferentes nacionalidades. Pertence à empresa familiar Duarte Caldeira & Filhos – Seixal Wines, Lda, que nasceu depois de o empresário herdar as terras do seu pai, Alfredo Ferreira, o avô homenageado.

Puerto de Indias. Fomos conhecer o gin deste verão a Sevilha — e ficámos rendidos ao de morango
Puerto de Indias. Fomos conhecer o gin deste verão a Sevilha — e ficámos rendidos ao de morango
Ver artigo

"Pela primeira vez, um vinho que não seja fortificado ganha uma medalha de ouro no concurso mundial de Bruxelas", referiu Duarte Caldeira à RTP, acrescentando que esta bebida "transmite todas as caraterísticas que existem" no solo madeirense.

As vinhas que dão origem ao Terras do Avô estão espalhadas pela freguesia do Seixal, concelho de Porto Moniz, na Madeira. O vinho destacado está à venda em lojas e restaurantes madeirenses, mas também em algumas garrafeiras, com preços a rondar os 40€.