É um dia triste para os amantes de chocolate. A Nestlé, marca multinacional de produtos alimentares, decidiu deixar de fabricar um dos chocolates de caramelo mais famosos da marca: as barras Caramac. Depois de terem estado no mercado internacional por mais de 64 anos, a empresa alimentar confirmou que estava a descontinuar o produto através de um email enviado para uma pastelaria na Escócia.

“É um dia triste. É oficial, não haverá mais barras de Caramac na linha de produção. Foi cancelado, por isso comprei o máximo de caixas que consegui. Devem durar algum tempo (espero) mas, quando acabarem, não haverá mais eclairs Caramac”, escreveu a pastelaria Pastel numa publicação do Facebook, citada pela BBC, que utilizava o famoso chocolate para fazer eclairs.

Queremos saltar já para o Natal para comer este bolo-rei com chocolate negro e ginginha de Óbidos
Queremos saltar já para o Natal para comer este bolo-rei com chocolate negro e ginginha de Óbidos
Ver artigo

Um pouco por todo o mundo, as pessoas recorreram às redes sociais para partilhar o seu descontentamento após a publicação. Depois de acusarem a pastelaria de estar a mentir sobre a informação que revelou, um post de seguimento foi feito no Facebook do espaço para explicar como obtiveram a informação.

De acordo com o jornal “The Mirror”, a pastelaria escreveu que foi informada “há um bom par de meses” e que têm “estado a acumular stock para o anúncio oficial (da Nestlé)”. A publicação também aconselha a população para que compre o máximo de Animal Bars (outro chocolate típico vendido internacionalmente), porque no email também dizia que iriam ser descontinuados.

O anúncio da Nestlé foi dado pouco tempo depois, segundo o mesmo meio de comunicação, onde escrevem que tiveram de descontinuar os chocolates Caramac porque “as vendas foram relativamente baixas”. A empresa diz que foi uma decisão difícil, pois não gosta de desiludir os consumidores, mas que espera que compreendam a decisão. 

No X (antigo Twitter), os fãs mostraram a sua indignação e descontentamento sobre a decisão da empresa alimentar. “RIP #Caramac desapareceu, mas não foi esquecido” ou “Se cancelarem o #Caramac, vendam-me a receita para que eu mesma os faça” são alguns dos comentários feitos na rede social.

A Caramac foi originalmente criada pela Mackintosh's, uma marca de doces britânicos, e fabricada pela Nestlé e, desde o seu lançamento há mais de 60 anos, em 1959, tem sido um dos pilares das pastelarias do Reino Unido. O chocolate rapidamente ganhou popularidade graças à sua embalagem vermelha e amarela e ao seu sabor a caramelo.

Os supermercados convencionais não vendem o chocolate, mas é possível encontrar as restantes unidades nas lojas de doçaria estrangeira, como a Glood ou a Flavers, uma vez que, no futuro, não serão exportadas novamente. Custa 1€ em ambos os espaços.