A comida faz parte da cultura e do estilo de vida de cada um. Cada região tem as suas preferências culinárias e tradições gastronómicas únicas, mas existem alimentos que transcendem fronteiras e que fazem parte da dieta a um nível global. Do arroz ao milho ou frango, saiba quais são os dez alimentos mais consumidos no mundo.

O Halloween está a chegar. 3 sítios com comida apetitosa para a época mais assustadora do ano
O Halloween está a chegar. 3 sítios com comida apetitosa para a época mais assustadora do ano
Ver artigo

Todos os alimentos da lista têm um grande impacto na cultura e na nutrição das populações em todo o mundo. Exemplificando, a dieta mediterrânica é caracterizada pelo consumo de azeite, peixe e tomate, o que tem sido associado a uma boa saúde cardiovascular, revela a "Telecinco". Por outro lado, as dietas à base de arroz e milho fornecem uma importante fonte de carboidratos acessíveis.

A disponibilidade e o acesso a cada um destes alimentos variam de região para região, sendo que há zonas que têm uma dieta rica em carne e lacticínios e outras dependem fortemente de alimentos como o arroz e o milho. Esta diversidade alimentar também se reflete na saúde e na longevidade das diferentes populações.

1. Arroz

Mais de metade da população mundial depende do arroz como principal fonte de carboidratos. Como tal, este alimento é, sem dúvida, o primeiro da lista dos mais consumidos no mundo. Existe uma grande variedade de arroz e pode ser utilizado e encontrado em diversos pratos, desde arroz frito chinês ao arroz com feijão latino-americano, entre outros.

2. Trigo

O trigo é um alimento básico em muitas culturas e é usado para fazer uma variedade de produtos como pão, massas, bolos ou bolachas. A farinha de trigo é, assim, um ingrediente essencial na maioria das cozinhas do mundo.

3. Milho

Milho
créditos: pexels

Nativo do continente americano, o milho é um alimento básico em muitas dietas, especialmente nas regiões latino-americanas e africanas. É consumido de diversas formas, desde a sua forma original até receitas mais ou menos elaboradas, como bolos e pipocas.

4. Batatas

As batatas são originárias da América do Sul e tornaram-se num alimento fundamental na maioria das dietas do mundo. Podem ser preparadas de inúmeras maneiras, e a mais comum talvez seja fritar o alimento. Contudo, puré de batata ou batata assada também são comuns.

5. Leite

Os produtos lácteos, especialmente o leite, são uma importante fonte de cálcio e proteína na dieta geral. Este ingrediente é utilizado para fazer uma grande variedade de produtos como queijo, iogurte e manteiga.

6. Ovo

Ovo
créditos: pexels

Este alimento é uma fonte económica e versátil de proteína, utilizada na grande maioria das dietas. Os ovos podem ser preparados de várias maneiras, desde ovos mexidos até ovos cozidos, ovos escalfados e muitas mais opções.

7. Frango

A carne de frango é uma das fontes de proteína mais populares do mundo. A sua versatilidade na culinária, podendo ser comido assado, cozinho ou grelhado, e o seu sabor suave fazem com que seja apreciado e utilizado em diversas culturas.

8. Carne de porco

A carne de porco é altamente consumida em vários países de todo o mundo. É usado numa grande variedade de pratos, desde bacon na América do Norte até carne de porco agridoce na China.

9. Peixe

Em muitas culturas costeiras, o peixe é uma importante fonte de proteína. É consumido fresco, seco ou enlatado, como o atum, e é essencial na dieta mediterrânica e japonesa.

10. Tomate

O tomate é um ingrediente fundamental em muitas cozinhas, especialmente na culinária italiana. São utilizados em molhos, saladas e como base para inúmeros pratos.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.