À primeira vista, as batatas pré-fritas congeladas podem ser uma péssima ideia para surpreender num almoço, jantar romântico ou em qualquer outra ocasião. Afinal, não é difícil perceber a diferença entre as congeladas, que ficam imediatamente moles, e as batatas "verdadeiras" — até agora.

Existem dicas bastante simples que podem fazer com que mesmo as batatas pré-fritas fiquem idênticas às fritas no momento, e que pode experimentar para fazer um brilharete na cozinha. Desde não tirar o saco do congelador cedo demais aos molhos ideais para acompanhar, preste atenção aos seguintes nove truques e delicie-se. Mas vá, não abuse.

1. Quando tirar as batatas do congelador, não as deixe derreter. Garanta que a fritadeira está bem quente e, antes que as batatas cheguem a derreter, deve tirar a quantidade desejada do saco de congelação e colocar a fritar.

2. Acompanhe com molhos ácidos. O sabor natural das batatas fritas já é bom, mas se quer aproveitar ainda mais deve escolher um molho ácido para acompanhar, como o molho tártaro.

3. Frite as batatas com ajuda de uma grelha aberta. Muitos cozinheiros já optam por usar uma fritadeira especializada.No entanto, alguns continuam a usar o tradicional tacho. Nesse caso, tente fazer uso de uma grelha que ajude a escorrer o azeite ou o óleo das batatas, para ficarem no ponto.

As batatas fritas de couve são a nova sensação da internet
As batatas fritas de couve são a nova sensação da internet
Ver artigo

4. A fritadeira deve estar na temperatura certa. Alguns chefs de cozinha defendem o uso de fritadeira. No entanto, deve colocar a temperatura correta ou as batatas não vão cozinhar bem. Escolha uma temperatura de 400 graus, e frite as batatas durante 12 a 14 minutos.

5. Adicione sempre sal com as batatas quentes. Deve usar sal refinado e adicioná-lo enquanto as batatas estão quentes, acabadas de sair do lume. Acredite, a diferença é incrível.

Batatas fritas

6. Se possível, cozinhe o saco das batatas de uma só vez. O objetivo é evitar que, quando as voltar a colocar no congelador, não ganhem cristais de gelo ou fiquem queimadas, perdendo sabor. Ou então opte por colocar as que restam num recipiente fechado.

7. Adicione ervas e especiarias para dar um toque extra. Se não quiser optar pelo sal, coloque ervas a gosto. Alecrim fresco ou oregãos são sempre uma boa ideia.

8. As coberturas também são ótimas. Quantos restaurantes não fazem uma boa entrada de batatas fritas com cobertura de queijo cheddar ou cebola? Experimente em casa.

9. Envolver batatas com cerveja? A ideia é untar as batatas, ainda congeladas, numa massa que se faz com farinha de trigo, um ovo e cerveja. Nesta alternativa, a fritura deve ser lenta para que as batatas fiquem crocantes.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.